Dois deles estarão nas revendas até janeiro de 2019

A CAOA Chery é a mais novata marca de veículos com produção nacional. Exatamente por isso está repleta de planos e novidades para os consumidores, como poderá ser visto pelo público visitante no Salão do Automóvel de São Paulo a partir deste dia 8 até o dia 18. De uma só vez a empresa apresenta três novos veículos que nacionalizará em apenas um ano.
Marcio Alfonso, CEO da empresa criada há apenas um ano, apresentou nesta quarta-feira, 7, o Tiggo 5x, Tiggo 7, Tiggo 8, três utiliários esportivos que serão fabricados de Anápolis (GO), unidade industrial hoje responsável apenas pelo montagem do Tiggo 2, já o principal produto da marca no mercado interno.
O 5X chegará ao mercado em dezembro, enquanto o 7 tem início de vendas previsto para janeiro do ano que vem. ” O Tiggo 8 pretendemos produzir localmente muito em breve”, afirmou inicialmente Alfonso, para depois, mediante alguma insistência, admitir que a ideia é colocá-lo o modelo de sete lugares em linha até o fim de 2019.
Objetivo é ter 60% de índice de nacionalização em até três anos
A produção local de três novos modelos em prazo tão curto tem explicação: muito poucos componentes que integrarão os utilitários esportivos são nacionais. Quase tudo vem da China, inclusive motores, câmbios e até mesmo as peças estampadas da carroceria.
O CEO da CAOA Chery, porém, assegura que a empresa trabalhará intensamente para desenvolver fornecedores locais e aumentar o índice de nacionalização nos próximos meses. O objetivo é superar os 60% em até três anos.
Anápolis deve fabricar em 2019, calcula Alfonso, algo entre 15 e 16 mil veículos Chery. Outros 24 mil sairão da planta de Jacareí (SP), base produtiva hoje do compacto QQ e do sedã Arrizo 5, cujas vendas começam ainda este mês.
A montadora aproveitou a apresentação dos novos carros na mostra paulistana para divulgar também o preço do Arrizo, que conta com motor turbo 1.5 e transmissão CVT. A versão de entrada, RX, custa a partir de R$ 66 mil, enquanto a RXT tem preço sugerido de R$ 73 mil.
Outras atrações no estande da empresa são as versões elétricas do compacto QQ, do Arrizo e do Tiggo 2. Márcio Alfonso diuz que a exibição servirá para verificar a aceitação dos visitantes do salão, mas que a importação está decidida.
“Traremos o Tiggo e o Arrizo. Ainda há uma dúvida se o elétrico compacto será o próprio QQ ou o EQ, outro modelo que temos na China”, diz o executivo, que não descarta uma fuutra montagem de versões elétricas no Brasil.
Desde o estabelecimento da parceria com o grupo nacional CAOA, as vendas de produtos Chery, quase insignificantes até novembro do ano passado, cresceram 300%: passaram de 339 veículos em outubro de 2017 para 1.330 no mês passado – o Tiggo 2 responde por dois terços do total.
A marca hoje detém 0,5% de participação no mercado interno, é a 15a no ranking das mais vendidas. Para aumentar sua presença, além dos novos produtos, a montadora trata de aumentar também a rede de revendas. Dos atuais 65 pontos, projeta até 110 no fim do ano que vem, cerca de 60% do próprio Grupo CAOA.
Fotos: AutoIndústria
Picape híbrida teve somente 1,8 mil unidades licenciadas em quase dois anos
O presidente da entidade prevề cerca de 10 mil visitantes entre os dias 17 e…
Primeiro SUV da plataforma Neue Klasse chega por aqui com autonomia de 570 km ao…
Algumas empresas conseguirão ampliar seus volumes, enquanto outras perderão espaço mesmo em um mercado maior…
Foram financiadas 3,78 milhões de unidades novas e usadas no primeiro semestre, 10,9% a mais…
Executivo responderá mundialmente pelo cumprimento de metas do grupo