Mercado

Mercado de automóveis na Europa fecha 2018 empatado com 2017

Apesar do resultado estável, o ano terminou contabilizando quedas consecutivas nas vendas desde setembro

No ano passado, as vendas de automóveis na Europa somaram 15,1 milhões de unidades, leve alta de 0,1% em relação ao mesmo patamar obtido em 2017. De acordo com a Acea, a associação que representa os fabricantes instalados no continente, ainda que tenha registrado um crescimento muito modesto, o resultado marca o quinto ano consecutivo de expansão do mercado europeu.

O mesmo, no entanto, no pode ser atribuído às vendas mensais. Em dezembro de 2018, os licenciamentos de veículos de passeio alcançaram 998,5 mil unidades, em queda 8,4% na comparação com o mesmo mês do ano anterior. O resultado marca uma sequência de baixas desde setembro, quando começou a vigorar os novos procedimentos de teste de consumo e emissão de veículos leves, o WTLP (do inglês, Worldwide Harmonised Light Vehicles Test Procedure). Com a sua obrigatoriedade, além de ter provocado antecipações de compras em agosto, muitos modelos ainda não foram homologados de acordo com os novos parâmetros.

Dos cincos maiores mercados europeus, somente França e Espanha terminaram 2018 com alta na demanda por carros. A primeira registrou crescimento de 3%, para 2,1 milhões de unidades e, a segundo, evolução de 7%, acumulando 1,3 milhão de automóvel. A maior praça, a Alemanha, computou um leve recuo de 0,2% nas vendas, com 3,4 milhões de unidades negociadas, o Reino Unido encerrou o ano passado com 2,3 milhões de veículos de passeio vendidos, declínio de 6,8%, e os emplacamento na Itália caíram 3,1%, para 1,9 milhão de emplacamentos.

O Grupo Volkswagen liderou as vendas na União Europeia em 2018 com 3,6 milhões de unidades vendidas, volume que representou pequena alta de 0,9% sobre o apurado em 2017, de 3,5 milhões. Abaixo da corporação alemã, o Grupo PSA foi o que mais cresceu em vendas no ano passado na Europa, alta de 32,8%, para 2,4 milhões de automóveis licenciados.  O Grupo Renault, o terceiro no pódio das fabricantes que mais venderam, registrou 1,6 milhão de unidades emplacadas, leve expansão de 0,8%.


Foto: Pixabay

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Brasil passa a quinto maior mercado mundial de veículos chineses

Embarques ultrapassaram 322 mil unidades no ano passado

% dias atrás

Em Sorocaba, Toyota inicia produção em série do Yaris Cross

Já em pré-venda, novo SUV compacto chega nas concessionárias em fevereiro

% dias atrás

Importações de autopeças atingem maior valor no pós-pandemia

Compras na China cresceram 15% e foram decisivas para o déficit de US$ 15 bilhões…

% dias atrás

Daimler começará a fabricar caminhão a célula de hidrogênio este ano

Cavalo-mecânico utiliza combustível líquido e pode rodar mais de 1 mil km com um único…

% dias atrás

Volvo registra recorde nas vendas de caminhões seminovos em 2025

Fabricante garante procedência e para veículos da marca oferece serviços de conectividade

% dias atrás

VWCO tem na Argentina o seu maior mercado fora do Brasil

No ano passado, a fabricante registrou crescimento de 12% nas vendas

% dias atrás