A fabricante de Caxias do Sul tem unidades fabris em nove países e exporta para 120 mercados em todo o mundo
AMarcopolo inicia neste mês de fevereiro a celebração dos 70 anos da empresa no Brasil. A Festa da Uva, que abre suas portas ao público na próxima sexta-feira, 22, e estende-se até 10 de março, foi escolhida para o lançamento oficial da campanha de comemoração do aniversário por reunir toda a comunidade de Caxias do Sul, RS, berço da empresa.
Com o tema Todas as gerações pelo mundo, a campanha tem por objetivo, conforme comunicado da Marcopolo, “comemorar sete décadas de uma história duradoura e de sucesso e mostrar que a empresa sempre fez e continua a fazer parte da vida de muitas pessoas em todo o mundo”.
Na campanha, a cronologia associada à linha do tempo é representada por uma estrada pela qual por 70 anos todas as gerações de produtos da empresa cruzaram o mundo, aproximando diferentes etnias, de diferentes pessoas, sem distinção.
Fundada no dia 6 de agosto de 1949, a empresa caxiense foi uma das primeiras indústrias brasileiras a fabricar carrocerias para ônibus, que inicialmente eram de madeira. Hoje, com uma gestão empresarial moderna e estrutura organizacional voltada para o mercado global, possui unidades fabris em nove países, exporta seus produtos para cerca de outros 120 em todo o mundo e superou nos 70 anos a marca de 420 mil unidades fabricadas.
A fabricante de carroceria de ônibus foi fundada na época em que a indústria automobilística começava a se devenvolver no Brasil e as primeiras exportações aconteceram já em 1961, para o Uruguai. A partir daí a Marcopolo não parou mais de ampliar sua presença no exterior, tornando-se líder mundial em soluções para o transporte de passageiros.
De acordo com James Bellini, presidente do Conselho de Administração da Marcopolo, a campanha de comemoração dos 70 anos foi dividida em três linhas de atuação:
♦ Institucional – com um anúncio com a imagem de uma estrada que simboliza os diferentes territórios desbravados por um ônibus.
♦ Pessoas – mote central do filme institucional, representadas pelos colaboradores, que fazem acontecer e que mostram a relação pessoal com a profissional.
♦ Produtos – criado por pessoas, produzido por pessoas, conduzido por pessoas, porque todo mundo é bem-vindo a bordo de um ônibus Marcopolo.
“A primeira peça criada com o mote dos 70 anos foi o Calendário 2019 da Marcopolo, em dezembro do ano passado, que destaca em suas folhas as etnias dos cinco continentes”, comenta James.
Durante a Festa da Uva, serão realizados desfiles nos quais a ala da indústria estará representada por colaboradores Marcopolo, que contarão a história executando um flash mob (grupo de ao menos 10 pessoas que se reúnem repentina e instantaneamente em ambiente público, realizam uma performance atípica por um certo período de tempo e rapidamente se dispersam do ambiente).
No dia 3 de março, acontecerá a Rústica, corrida a pé, em percurso de 4 e 8 km, na qual um grupo de cinquenta colaboradores, representarão a empresa e doarão 250 kg de alimentos.
Durante os 17 dias do evento caxiense, outras ações vão marcar as comemorações do aniversário, que ocorre no dia 6 de agosto. “Ao longo de todo o ano também serão realizadas diversas ações para comemorar esta importante data e marco histórico de uma empresa 100% brasileira que sempre buscou a inovação, a excelência e a satisfação total de seus clientes e parceiros”, informa a empresa.
Foto: Divulgação/Marcopolo
Novo presidente da FPT, Carlos Tavares, busca aumentar base de fornecimento com propostas em combustíveis…
Número é trez vezes maior do que em igual mês do ano passado, mas por…
Balanço da Fenabrave indica venda de 602 mil unidades no primeiro quadrimestre
Com 21,9 mil emplacamentos no quadrimestre, marca já tem 4% do mercado de automóveis e…
Com 4,84 milhões de unidades vendidas no quadrimestre, alta este ano é de 10%
Sindicato calcula o corte de 50 trabalhadores que estavam em licença remunerada