A Volkswagen comemora a produção de 300 mil unidade do up! no País com o lançamento da sua linha 2020, que passa a ter apenas três versões – MPI, Connect e Xtreme -, que já estão disponíveis na rede da marca e custam, respectivamente, R$ 49.590, R$ 54.890 e R$ 56.890.
A opção mais simples é equipada com o motor 1.0 MPI de até 82 cv e as outras duas com motor 170 TSI de até 105 cv. Antes com cinco versões, a mudança na linha do compacto integra estratégia da Volkswagen para melhor situar seus hatches no mercado brasileiro.
O objetivo é simplificar a complexidade da oferta de versões no portfólio, a fim de aumentar a competitividade dos seus modelos frente à concorrência e deixar de competir com modelos da própria marca, como é o caso do Polo.
Com o lançamento da linha 2020, a versão de entrada perdeu sensores de estacionamento traseiros e faróis de neblina e ficou 6% mais barata. Assim como as demais versões, a MPI não oferece nenhum opcional. No topo da gama, a Cross up!, que custava quase R$ 63 mil, saiu de linha e deu lugar a Xtreme, um pouco mais barata.
Todas as configurações do up! têm carroceria de quatro portas e trazem de série itens como ar-condicionado, direção com assistência elétrica, DRL (luz de condução diurna), volante multifuncional, computador de bordo, chave tipo “canivete” com controle remoto, travamento, vidros dianteiros e retrovisores (com recursos tilt down do lado direito) elétricos e sistema de som com suporte para smartphone no painel.
Externamente as novas versões se diferenciam por alguns detalhes visuais. A básica MPR tem maçanetas e retrovisores pintados na cor da carroceria e faróis com máscara escurecida, item agora oferecido de série na três configurações.
A Connect, que anteriormente era série especial, vem com nova roda de liga leve de 15 polegadas (pneus 185/60 R15) e faixa lateral alusiva à versão. Já a Xtreme, topo da linha, traz retrovisores na cor preta, rack de teto em chrome effect, roda de liga leve de 15 polegadas (pneus 185/60 R15) diamantada com detalhes em preto brilhante e adesivo nas laterais.
Lançado em 2014, o up! inaugurou entre os veículos Volkswagen fabricados a utilização de aços conformados a quente em sua carroceria, o que lhe permitiu atingir excelente desempenho em testes de colisão e assumir o posto de carro com o melhor índice de reparabilidade do Cesvi.
O modelo também faz sucsso no exterior, sendo líder de vendas no Uruguai. Segundo a montadora, mais de 86 mil unidades do up! já foram exportadas para os mercados da Região SAM (América do Sul, Central e Caribe).
Foto: Divulgação/VW
Novo presidente da FPT, Carlos Tavares, busca aumentar base de fornecimento com propostas em combustíveis…
Número é trez vezes maior do que em igual mês do ano passado, mas por…
Balanço da Fenabrave indica venda de 602 mil unidades no primeiro quadrimestre
Com 21,9 mil emplacamentos no quadrimestre, marca já tem 4% do mercado de automóveis e…
Com 4,84 milhões de unidades vendidas no quadrimestre, alta este ano é de 10%
Sindicato calcula o corte de 50 trabalhadores que estavam em licença remunerada