Indústria

Autopeças vão à Rússia em busca de novos negócios

Primeira missão da indústria brasileira para aquele país acontece no início de setembro

Com exportações em queda este ano principalmente por causa da retração das vendas de veículos na Argentino, a indústria brasileira de autopeças intensifica estratégia de diversisficar sua atuação no exterior, procurando mercados ainda pouco explorados pelos fabricantes aqui instalados.

Parte do projeto Brasil Auto Parts, parceria do Sindipeças com a Apex-Brasil, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, acontece de 2 a 6 de setembro a primeira missão comercial para a Rússia. De acordo com o Sindipeças, haverá encontros de negócios com potenciais importadores daquele país, escolhidos de acordo com os produtos fabricados pelos integrantes brasileiros da missão.

A frota circulante russa supera 46 milhões de veículos, dos quais 4 milhões são caminhões, com perfil altamente envelhecido. Segundo levantamento da Autostat Analytic Agency, empresa de estudos de mercado, cerca de  65% da frota tem mais de 15 anos de uso, estimando-se em cerca de US$ 7 bilhões o volume de negócios na reposição apenas na linha pesada.

O presidente do Sindipeças, Dan Ioschpe, defendeu durante o Fórum Estadão Think – Exportar para gerar riquezas e empregos, realizado esta semana na capital paulista, a necessidade de o Brasil buscar novos acordos internacionais de comércio,

“As idas e vindas de mercadorias são positivas para nossa economia e fundamentais para que o País se insira nas cadeias globais de valor”, afirmou o empresário na ocasião.

LEIA MAIS

Setor automotivo quer reduzir impostos nas exportações

Receita das autopeças evolui 7,6% até abril

Déficit comercial das autopeças cai 40% no quadrimestre

Para a entidade, dentre os passos fundamentais para a inserção competitiva do setor estão o acordo com a União Europeia, a integração do setor automotivo ao Mercosul, ajustes nas regras de origem com México e países do Mercosul, estreitamento de laços com os demais países da América Latina e, na sequência, acordos com Japão e outros países e regiões relevantes.

“Do México para baixo, são produzidos mais de 6 milhões de veículos por ano. A indústria brasileira de autopeças ainda tem muito mercado a conquistar na região e em outros continentes”.


Fotos: Pixabay e Divulgação/Sindipeças

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

FPT: vocação multiplataforma em motores.

Novo presidente da FPT, Carlos Tavares, busca aumentar base de fornecimento com propostas em combustíveis…

% dias atrás

Associadas da Abeifa superaram 9 mil licenciamentos em abril

Número é trez vezes maior do que em igual mês do ano passado, mas por…

% dias atrás

Procura por motos tem alta de 26% no ano

Balanço da Fenabrave indica venda de 602 mil unidades no primeiro quadrimestre

% dias atrás

BYD atropela projeções e concorrentes

Com 21,9 mil emplacamentos no quadrimestre, marca já tem 4% do mercado de automóveis e…

% dias atrás

Transações com veículos usados caminham para novo recorde

Com 4,84 milhões de unidades vendidas no quadrimestre, alta este ano é de 10%

% dias atrás

De novo, GM demite em São José dos Campos por telegrama

Sindicato calcula o corte de 50 trabalhadores que estavam em licença remunerada

% dias atrás