Produto

Procon anuncia recalls do Fusion e Cherokee

Problemas no cinto de segurança no caso do modelo da Ford e no câmbio no veículo da Jeep

O Procon anunciou nesta sexta-feira, 23, a convocação de dois recalls na área automotiva. Um é do Ford Fusion 2015 e outro do Jeep Cherokee ano/modelo 2014. No primeiro caso a montadora informa que a data de produção dos modelos envolvidos vai de 1º de agosto a 20 de novembro de 2014, abrangendo os chassis (oito últimos dígitos) de FR100443 até FR199580.

A Ford  informa ter identificado que, em eventual colisão do veículo, o cabo de fixação do mecanismo de pré-tensionamento dos cintos de segurança dianteiros fica exposto a altas temperaturas geradas pelo acionamento do pré-tensionador do cinto, o que pode diminuir a resistência do cabo à tração.

“A diminuição da resistência à tração do cabo de fixação do mecanismo de pré-tensionamento dos cintos de segurança dianteiros pode resultar na retenção inadequada dos ocupantes dos respectivos assentos, com risco de lesões em caso de colisão”, destaca em nota. Os proprietários dos veículos envolvidos deverão agendar junto a uma concessionária da marca aplicação de um revestimento isolante para proteger o referido cabo de fixação.

Em relação ao Jeep Cherokee 2014, a FCA, Fiat Chrysler Automóveis do Brasil, revela que os chassis envolvidos no recall (números não sequenciais – últimos seis dígitos) vão de 134303 a 322998, envolvendo 241 unidades.

A empresa identificou a possibilidade de troca inesperada das marchas para o neutro (ponto morto) com o veículo em movimento, “podendo resultar na perda da força motriz, com risco de acidentes e consequentes danos físicos graves ou fatais aos ocupantes de veículos e terceiros”.

LEIA MAIS

Procon notificará VW sobre atraso em reparos de recall

Recall mundial da Volvo envolve 160 veículos vendidos Brasil

Os proprietários dos veículos envolvidos deverão agendar visita a uma concessionária da marca a partir de sesgunda-feira, 26, para a atualização do software do módulo de controle da transmissão. Para mais informações a empresa oferece o site www.jeep.com.br, o whatsapp 31 2123-4000 e a central de atendimento 0800-703 7150.

Segundo o Procon, os consumidores que sofreram algum tipo de acidente, pela manipulação do produto, poderão solicitar, por meio do Judiciário, a reparação dos danos eventualmente sofridos.

A Fundação Procon-SP mantém desde 2002 um banco de dados com informações sobre todas as campanhas de recalls realizadas no Brasil: http://sistemas.procon.sp.gov.br/recall/.


Foto: Divulgação/Ford

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Importação de carros chineses cresce 61% e a de argentinos cai 30%

Presidente da Anfavea destaca movimento inverso e chama a atenção para estoque de 172 dias…

% dias atrás

Exportações de veículos começam 2026 com o pé no freio

Principal mercado dos produtos brasileiros, Argentina reduziu compras

% dias atrás

Eletrificados têm fatia recorde, mas com maior presença dos nacionais

Participação chegou a 16,8% em janeiro, com 35% das vendas concentradas em híbridos brasileiros

% dias atrás

Produção de caminhões recua 15% em janeiro a espera do impulso do Move Brasil

Programa promete aquecer o ritmo ao registrar R$ 1,3 bilhão em crédito aprovado em apenas…

% dias atrás

Montadoras desaceleram produção neste início de ano

Apesar da inclusão de unidades CKD/SKD, o total de 159,6 mil veículos fabricados é 12%…

% dias atrás

Produção de chassi de ônibus inicia ano em ritmo estável

Segmento aguarda nova licitação para o Caminho da Escola

% dias atrás