Sustentabilidade

Meio-fio redesenhado facilitará acesso aos veículos

Projeto desenvolvido no Japão será adotado nos Jogos Olímpicos de Tóquio

Patrocinadora oficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, a Bridgestone participa de grupo de cooperação com instituições que desenvolveu um inovador meio-fio que eliminará os obstáculos ao acesso dos ônibus na recém-construída Vila dos Atletas  em Tóquio, Japão.

O novo meio-fio permite que os ônibus se aproximem da guia. O desenho desenvolvido interage mais precisamente com a borda do pneu, diminuindo o desgaste lateral e a vibração, e pode ser personalizado para tamanhos de veículos e outros pneus que acessam partes específicas do meio-fio.

Com essas caraterísticas, o vão entre a guia e o ônibus é significativamente menor, o que facilita e torna mais seguro o embarque e desembarque dos passageiros, em particular cadeirantes. A vila olímpica terá 395 metros do meio-fio inovador.

A primeira experiência com o novo sistema de embarque sem obstáculos começou em junho na cidade de Okayama. O governo da região metropolitana de Tóquio trabalha com a Bridgestone para identificar locais onde futuramente a solução será adotada.

A fabricante de pneus tem sido responsável pelo desenho, teste e verificação iniciais na cooperação com a Yokohama National University, a Japan Transportation Planning Association e a comanhia Advance.

LEIA MAIS

→ Bridgestone recebe prêmio global da GM mais uma vez

→ Indústria de pneus tem desempenho negativo no ano


Fotos: Divulgação/Bridgestone

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Scania coloca no portfólio ônibus a gás para São Paulo

Em fase final de homologação, modelo desenvolvido em parceria com a Caio atende pedido da…

% dias atrás

Anna Tanganelli deixa o Grupo Iveco e cargo de CFO está em aberto

Processo para indicar substituto já está em curso. Executiva segue para uma empresa de capital…

% dias atrás

Scania inicia produção da gama de chassi Super no Brasil

Novidade da fabricante na Lat.Bus 2026 demandou investimento de R$ 120 milhões na fábrica de…

% dias atrás

Grupo Renault confirma produção do Geely EX5 EM-i ainda neste trimestre

Balanço mundial do grupo destaca expansão de 9,3% na receita do primeiro semestre e vendas…

% dias atrás

BYD lidera ranking de sustentabilidade da Kantar no Brasil

Pesquisa ouviu 1,5 mil consumidores sobre 180 marcas

% dias atrás

Excesso de confiança nos recursos de segurança pode aumentar acidentes

Especialistas em segurança viária são mais precavidos do que motoristas consultados em estudo global

% dias atrás