Os modelos FL e FE entram em produção a partir de março de 2020
A Volvo Trucks anuncia que começou a aceitar pedidos de compras para os caminhões elétricos FL e FE. Inicialmente, as ofertas estarão disponíveis para os mercados da Suécia, Noruega, Alemanha, Suíça, França e Países Baixos. Programados para entrar em linha de produção a partir de março do ano que vem, a fabricante espera que a iniciativa promova novas oportunidades para o planejamento urbano e a infraestrutura viária.
Os caminhões são destinados para as aplicações urbanas. Como não emitem gases poluentes e atuam com reduzido nível de ruído, os veículos permitem reorganizar o sistema de transporte de carga nas cidades, como entregas ou coletas de resíduos em horários flexíveis, fora dos momentos de pico, contribuindo com a redução nos congestionamentos.
De acordo com a fabricante, os elétricos FL, com peso bruto total de 17 toneladas, e FE, de 27 toneladas, foram desenvolvidos em estreita colaboração com transportadores que operam em Gotemburgo, na Suécia, cidade onde está localizada a matriz do Grupo Volvo.
LEIA MAIS
→Volvo cria área dedicada ao transporte autônomo
→Volvo estuda produzir caminhões elétricos no Brasil
“As soluções da Volvo Trucks serão baseadas em necessidades comerciais individuais, contemplando uma série de parâmetros, como ciclos de operação, capacidade de carga e análise de rotas para utilizar a carga da bateria da maneira mais eficiente”, observa em nota Jonas Odermalm, vice-presidente de produtos de eletromobilidade da companhia.
De acordo com o executivo, a crescente urbanização requer ações urgentes na logística urbana, como também o uso de veículos sem emissões e mais silenciosos, mas pondera, no caso de elétricos, que ainda há pela frente desafios, como oferecer maior capacidade de carga, autonomia, além de infraestrutura.
“Estamos cientes de que a infraestrutura de recarga ainda está em desenvolvimento na maioria das cidades. A Volvo trabalha em conjunto com autoridades públicas e parceiros privados em busca de sua expansão a longo prazo”, diz Oldermalm. “Mas não existirá uma única fonte de energia que consiga abranger as mudanças climáticas e todas as outras questões ambientais. Diferentes tipos de transportes necessitarão de tipos diferentes de soluções em trem de força.”
Foto: Volvo Trucks/Divulgação
Sindicato calcula o corte de 50 trabalhadores que estavam em licença remunerada
A atual primeira colocada Volkswagen tem 15,7% dos licenciamentos. Há um ano Jeep liderava com…
Vendas avançaram 45% em abril em relação há um ano
Presidente da Fenabrave reconhe que os elétricos puros vêm se consolidando aos poucos nos grandes…
Com 133 mil emplacamentos no quadrimestre, vendas do segmento cresceram 21,5% este ano
Encarroçadora de ônibus contabilizou R$ 316,9 milhões no período. Produção, entretanto, recuou 5,9%.