Personalização usa a voz do cliente ou detalhes do próprio veículo para criar um desenho único
Com o objetivo de evitar um problema que afeta motoristas em várias partes do mundo, a Ford Europa desenvolveu uma tecnologia que utiliza a impressão 3D para personalizar as porcas de fixação, usando a voz do cliente ou detalhes do próprio veículo para criar um desenho único e extremamente difícil de copiar.
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O desenvolvimento da nova tecnologia foi feito em parceria com a EOS, empresa líder em soluções de prototipagem rápida. Os engenheiros gravam a voz do motorista por no mínimo um segundo, dizendo algo como “eu dirijo um Ford Mustang”, e usam um software para converter essas ondas sonoras em um padrão físico. Este padrão então é transformado em um círculo e usado para desenhar o entalhe da porca e da chave.
Na sequência, a porca e a chave são impressas em 3D como uma peça só, em aço inoxidável resistente a ácidos e à corrosão. No final, a porca e a chave são separadas, recebem um pequeno polimento e estão prontas para o uso. O design inclui também recursos de segurança para evitar a cópia ou clonagem da peça. Os dentes internos da porca têm espaços desiguais que se alargam no fundo para evitar moldes de cera, pois o material se quebra ao ser puxado.
O desenho pode também ser inspirado no logotipo do veículo, nas iniciais do cliente ou em temas de interesse do proprietário do veículo, como o traçado de um autódromo famoso.
A impressão 3D já vem sendo utilizada pela Ford há mais de 30 anos, principalmente para fabricar protótipos de peças e reduzir o tempo de desenvolvimento de novos veículos. A tecnologia já foi utilizada em componentes do Ford GT e do Mustang GT500, além de peças especiais para carros de competição, como o coletor de admissão do Hoonitruck de Ken Block.
Na linha de produção, a montadora usa a impressão 3D para criar ferramentas até 50% mais leves, que tornam as operações de montagem menos estressantes e ajudam a melhorar a qualidade dos produtos, além de equipamentos de segurança, como luvas de proteção.
Foto: Divulgação/Ford
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