Empresa

Volkswagen inicia produção pré-série do Tarek na Argentina

Novo SUV da marca e a fabricação da caixa de câmbio MQ281 envolvem investimento de US$ 800 milhões

Em encontro com o presidente da Argentina, Alberto Fernandes, na Alemanha, dirigentes da Volkswagen confirmaram investimento de US$ 800 milhões naquele país e o início da produção das primeiras pré-séries do SUV Tarek no Centro Industrial de Pacheco, e da caixa de câmbio MQ281 em Córdoba.

Dentre os participantes do encontro, estavam Andreas Tostmann, membro do conselho diretor da Marca Volkswagen responsável pela produção e logística, Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América Latina, e Thomas Owsianski, presidente e CEO do grupo na Argentina. A reunião foi realizada como parte da programação da viagem do presidente da Argentina à Alemanha para um encontro com a chanceler Angela Merkel.

O Tarek — o primeiro SUV que a marca produzirá no país vizinho — será exportado para toda a região. Só ele envolve investimento de US$ 650 milhões na Argentina, destinado à modernização da tecnologia e infraestrutura de suas plantas produtivas, à implementação da nova plataforma global MQB A e de uma nova área de pintura na fábrica de Pacheco, com inovações em qualidade e melhoras ambientais.

O Tarek recebe é produzido e vendido como Tharu na China

Segundo a fabricantes, o aporte está alinhado com a estratégia Together 2025 do Grupo Volkswagen, que tem como um de seus principais objetivos aumentar a oferta de SUVs em todo o mundo, juntamente com um processo de regionalização da marca, que visa estar cada dia mais próxima de seus clientes nos diferentes mercados.

Os ouros US$ 150 milhões serão destinados à produção da caixa de câmbio MQ281 de seis velocidades, a ser exportada integralmente para a Europa.

“Para a Volkswagen é muito importante continuar desenvolvendo e modernizando nossas fábricas em todo o mundo. Com os novos projetos destinados à Argentina, ratificamos nosso compromisso e a permanência da marca no país”, afirmou Tostmann durante o encontro.

De acordo com Di Si, a Argentina é um pilar fundamental para a Volkswagen América Latina. “Nosso objetivo é fortalecer a marca na região, gerando uma base financeira sólida e alcançando maior participação no mercado e mais rentabilidade. Com este propósito, investimos US$ 800 milhões em tecnologia, inovação e infraestrutura para garantir a sustentabilidade de nossos centros industriais”.

LEIA MAIS

Presidente da Volkswagen aposta na retomada do mercado argentino

O esportivo Polo GTS chega ao mercado por R$ 99.470

O presidente da fabricante no país vizinho destacou, por sua vez, que a reunião desta segunda-feira, 3, foi histórica, já que reafirma o forte compromisso que o grupo tem com a Argentina há 40 anos e ratifica a intenção de continuar investindo na renovação de seus produtos, na qualidade, produtividade e infraestrutura, assim como na capacitação e desenvolvimento de seus empregados e na competitividade de toda a cadeia da valor”.


Foto: Divulgação/VW

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

De novo, GM demite em São José dos Campos por telegrama

Sindicato calcula o corte de 50 trabalhadores que estavam em licença remunerada

% dias atrás

Fatia de 5 marcas líderes em SUVs encolhe 11 pontos em um ano

A atual primeira colocada Volkswagen tem 15,7% dos licenciamentos. Há um ano Jeep liderava com…

% dias atrás

Mercado de caminhões engata movimento de recuperação

Vendas avançaram 45% em abril em relação há um ano

% dias atrás

Segmento de eletrificados mantém trajetória ascendente

Presidente da Fenabrave reconhe que os elétricos puros vêm se consolidando aos poucos nos grandes…

% dias atrás

O bom momento no mundo das picapes

Com 133 mil emplacamentos no quadrimestre, vendas do segmento cresceram 21,5% este ano

% dias atrás

Marcopolo tem lucro líquido 34,1% maior no primeiro trimestre

Encarroçadora de ônibus contabilizou R$ 316,9 milhões no período. Produção, entretanto, recuou 5,9%.

% dias atrás