Empresa

Honda Energy amplia parque eólico em Xangri-Lá

Com esse investimento toda a produção da marca será suprida com energia limpa e renovável

Subsidiária da Honda Automóveis do Brasil, a Honda Energy está investindo na ampliação do parque eólico da marca, na cidade de Xangri-Lá, RS. A empresa já iniciou obras para a construção de mais um torre, expandindo para 10 o número local de aerogeradores.

A partir dessa iniciativa, será possível suprir a demanda energética de sua segunda fábrica de carros, localizada em Itirapina, no interior paulista, o que significa que toda a produção da Honda no País será abastecida com energia limpa e renovável, visto que o complexo industrial de Sumaré, SP, já se enquadra nesses parâmetros.

As obras de construção civil da nova torre e a instalação do aerogerador, produzido pela Vestas, deverão estar concluídas ainda no segundo semestre deste ano. Com uma potência de geração 23% superior à dos equipamentos atuais, o novo modelo (V136 – 3,8 MW) é mais alto e possui um maior diâmetro das pás, com longitude de 68 metros. Em seu ponto mais alto, o conjunto alcançará 180 metros de altura.

A Honda Energy alcançou, no último ano, o marco de 69 mil MWh de energia gerada e em 5 anos desde sua inauguração, o projeto soma mais de 366 mil MWh de energia limpa produzida, o que permitiu a produção sustentável de mais de 640 mil automóveis e evitou a emissão de 30 mil toneladas de CO2.

Com os nove aerogeradores atuais, o parque eólico Honda Energy conta com uma capacidade total de 27,7 MW e, em uso pleno, o empreendimento alcança a geração de 85.000 MWh/ano. As torres têm 94 metros de altura e o ponto mais alto do conjunto alcança 150 metros. As 27 pás, por sua vez, possuem o comprimento de 55 metros e peso de 15 toneladas cada.

Além de suprir a fábrica de Sumaré, a energia proveniente da Honda Energy também abastece o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento de Automóveis e o escritório sede da marca, localizados no mesmo complexo. A estrutura atende ainda o escritório administrativo da empresa em São Paulo.


Foto: Divulgação/Honda

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Centro de testes da BYD no Rio custará R$ 300 milhões

Complexo com pistas de testes para desenvolvimento de tecnologias e veículos começa a ser construído…

% dias atrás

Volkswagen fabrica o T-Cross número 600 mil

Modelo lançado em 2019 bateu recorde de licenciamentos no ano passado

% dias atrás

Grupo Mônaco reforça presença da VWCO no Centro-Oeste

Rede de concessionárias

% dias atrás

Marcelo Godoy é reeleito presidente da da Abeifa

Rodrigo Soares é vice-presidente e Fernando Alves, diretor financeiro

% dias atrás

Denza Z9 GT: recargas tão rápidas quanto encher o tanque.

Nova tecnologia do modelo promete recompor até 97% da capacidade energética da bateria em 9…

% dias atrás

Programa Formare: Stellantis abre inscrições em Goiana.

São 20 vagas e os interessados devem se cadastrar no site da Fundação Iochpe até…

% dias atrás