Subsidiária da Honda Automóveis do Brasil, a Honda Energy está investindo na ampliação do parque eólico da marca, na cidade de Xangri-Lá, RS. A empresa já iniciou obras para a construção de mais um torre, expandindo para 10 o número local de aerogeradores.

A partir dessa iniciativa, será possível suprir a demanda energética de sua segunda fábrica de carros, localizada em Itirapina, no interior paulista, o que significa que toda a produção da Honda no País será abastecida com energia limpa e renovável, visto que o complexo industrial de Sumaré, SP, já se enquadra nesses parâmetros.

As obras de construção civil da nova torre e a instalação do aerogerador, produzido pela Vestas, deverão estar concluídas ainda no segundo semestre deste ano. Com uma potência de geração 23% superior à dos equipamentos atuais, o novo modelo (V136 – 3,8 MW) é mais alto e possui um maior diâmetro das pás, com longitude de 68 metros. Em seu ponto mais alto, o conjunto alcançará 180 metros de altura.

A Honda Energy alcançou, no último ano, o marco de 69 mil MWh de energia gerada e em 5 anos desde sua inauguração, o projeto soma mais de 366 mil MWh de energia limpa produzida, o que permitiu a produção sustentável de mais de 640 mil automóveis e evitou a emissão de 30 mil toneladas de CO2.

Com os nove aerogeradores atuais, o parque eólico Honda Energy conta com uma capacidade total de 27,7 MW e, em uso pleno, o empreendimento alcança a geração de 85.000 MWh/ano. As torres têm 94 metros de altura e o ponto mais alto do conjunto alcança 150 metros. As 27 pás, por sua vez, possuem o comprimento de 55 metros e peso de 15 toneladas cada.

Além de suprir a fábrica de Sumaré, a energia proveniente da Honda Energy também abastece o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento de Automóveis e o escritório sede da marca, localizados no mesmo complexo. A estrutura atende ainda o escritório administrativo da empresa em São Paulo.


Foto: Divulgação/Honda

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!