Empresa

Mercedes-Benz acerta acordo e retoma produção no início de maio

Fábrica de São Bernardo do Campo voltará gradualmente com metade da força de trabalho

Trabalhadores da Mercedes-Benz da fábrica de São Bernardo do Campo (SP) aprovaram, por meio de votação online, acordo de trabalho para mais de 8 mil funcionários da empresa. As medidas da negociação providenciam segurança à saúde dos colaboradores, conforme orientações da OMS, além de procurar trazer novamente equilíbrio financeiro à empresa. A unidade está parada desde 30 de março, em ação para combater o avanço do novo coronavírus.

Pelo acordo, a partir de 4 de maio, as atividades presenciais na unidade do ABC voltam de maneira gradual, com redução de salário e jornada de trabalho de 25% até 31 de julho para administrativos que não estejam ligados diretamente à produção. Os que puderem trabalhar à distância, no entanto, seguem em regime de home office.

No chão de fábrica, 50% dos colaboradores terão suspensão temporária de contratos de trabalho entre 4 de maio a 30 de junho. Ao fim do período, aos outros 50% terão os contratos suspensos de 1º de julho e 31 de agosto. A redução nos salários também será no mesmo patamar de 25%.

Ainda segundo o acordo, a Mercedes-Benz garante estabilidade de emprego até 31 de dezembro de 2020 a todos os empregados da unidade do ABC. “A empresa mantém o seu compromisso de evitar demissões, além de assegurar a sustentabilidade do seu negócio no mercado brasileiro. São alternativas viáveis e que trazem mais tranquilidade a todos durante esse período extremamente desafiador”, diz o comunicado.

De acordo com a fabricante, as demais fábricas de Campinas e Iracemápolis (SP) e de Juiz de Fora (MG), as negociações seguem andamento junto aos respectivos sindicatos locais.

LEIA MAIS

Mercedes-Benz planeja voltar a produzir em maio

Mercedes-Benz estende férias coletivas até 2 de maio


Foto: Mercedes-Benz/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Centro de testes da BYD no Rio custará R$ 300 milhões

Complexo com pistas de testes para desenvolvimento de tecnologias e veículos começa a ser construído…

% dias atrás

Volkswagen fabrica o T-Cross número 600 mil

Modelo lançado em 2019 bateu recorde de licenciamentos no ano passado

% dias atrás

Grupo Mônaco reforça presença da VWCO no Centro-Oeste

Rede de concessionárias

% dias atrás

Marcelo Godoy é reeleito presidente da da Abeifa

Rodrigo Soares é vice-presidente e Fernando Alves, diretor financeiro

% dias atrás

Denza Z9 GT: recargas tão rápidas quanto encher o tanque.

Nova tecnologia do modelo promete recompor até 97% da capacidade energética da bateria em 9…

% dias atrás

Programa Formare: Stellantis abre inscrições em Goiana.

São 20 vagas e os interessados devem se cadastrar no site da Fundação Iochpe até…

% dias atrás