Vendas no período cresceram quase 40% na comparação com abril, pior mês em duas décadas

O movimento é ainda para lá de tímido, mas ao menos positivo. O mercado interno de veículos consumiu exatas 26.270 unidades nos primeiros quinze dias de maio, 39,6% a mais do que na primeira quinzena de abril, quando foram negociados 18.813 automóveis e comerciais leves.
A base de comparação, de fato, é fraca — fraquíssima! É bom recordar que a indústria negociou somente 51,4 mil veículos ao longo de todo o mês passado, 77% abaixo do resultado alcançado um ano antes, retornando a patamares de duas décadas atrás.
A comparação com relação à primeira quinzena de maio de 2019 , quando foram vendidas 89,3 mil unidades, deixa isso bem explícito: a queda neste caso chegou a 70,6%.
LEIA MAIS
→ Crise acelerará as vendas de carros de entrada? Não é bem assim.
O recuo anual chegou a 33,7%, com 610,2 mil veículos vendidos. Mas apenas em decorrência do desempenho acumulado no primeiro trimestre. A pandemia começou a afetar os negócios mesmo somente a partir dos últimos dias de março.
A Volkswagen liderou o mercado na primeira quinzena de maio, superando a líder do ano General Motors. A marca alemã atingiu 15.121 licenciamentos, contra 13.847 da General Motors, ainda líder no acumulado do ano. Além das boas vendas do Gol, a Volkswagen colocou o Polo entre os dez veículos mais emplacados.
Por muito pouco, também a Fiat não ultrapassou a GM. Foram licenciados 13.331 veículos da marca italiana.
Além da liderança da Volkswagen, a outra mudança no ranking na quinzena foi a subida da Honda, que passou da nona para a oitava posição, deixando a Jeep para trás.
As demais posições não tiveram alteração: Toyota em quarto lugar, Hyundai em quinto, Ford em sexto e Renault em sétimo. A Nissan permanece na décima posição.
| Marca | Mil Unidades | Variação (%) |
| Fiat | 199,6 | +9,5 |
| Volkswagen | 148,3 | +8,0 |
| General Motors | 97,9 | (-13) |
| Toyota | 74,1 | 0% |
| Hyundai | 70,1 | +3% |
| Renault | 50,3 | +10 |
| Jeep | 46,4 | +6 |
| Honda | 41,5 | +35 |
| BYD | 39,5 | +45 |
| Nissan | 29,8 | (-15) |
Foto: Divulgação
Sistema da Região Metropolitana ganha por 21 unidade de ônibus elétricos articulados e biarticulados
Tecnologia é alternativa mais barata à química íon-lítio, hoje predominante
Com Brasil na liderança e vendas totais de 569.174 unidades, expansão em 2025 sobre 2024…
Empresa vendeu 11,3 milhões de veículos em 2025, 4,6% a mais do que no ano…
Nove Detrans já eliminaram a obrigatoriedade de teste da manobra
Levantamento da Creditas Seguros mostra o BYD Song Pro em oitavo lugar nessa seleta lista