Empresa

Audi cria unidade para desenvolvimento acelerado de veículos

Projeto Artemis nasce com a primeira missão de lançar um elétrico inédito até 2024 associado a novo modelo de negócio

A Audi anuncia criação de nova unidade denominada Artemis com a tarefa acelerar o desenvolvimento de automóveis adicionais que beneficie não só a marca, mas também todo o Grupo Volkswagen. A partir de Ingolstadt, cidade-sede da fabricante na Alemanha, o projeto tem como primeira missão a criação de um inédito veículo elétrico até 2024 ao mesmo tempo que desenvolve ecossistema próprio, estabelecendo novo modelo de negócio.

“Com 75 modelos elétricos planejados até 2029, a atual iniciativa elétrica no Grupo naturalmente conecta todas as nossas capacidades”, destaca o recém-nomeado CEO da Audi, Markus Duesmann. “A questão óbvia era como poderíamos implementar marcos adicionais de alta tecnologia sem ameaçar o gerenciamento de projetos existentes e ao mesmo tempo utilizar novas oportunidades nos mercados.”

De acordo com a Audi, a equipe terá ampla liberdade de trabalho. Somados às competências globais, contará com fornecimento de serviços digitais da car.Software.org, outra unidade de negócio do grupo. Um dos focos na primeira tarefa do time é a condução elétrica altamente automatizada.

Das competições para a direção autonôma

Para o comando do projeto foi nomeado Alex Hitzinger, atualmente encarregado pelas atividades de direção autônoma do Grupo VW. Com ele estará equipe global de especialistas, além de recursos e tecnologias de todo o conglomerado. Ele se reportará diretamente a Duesmann a partir de 1º de junho de 2020.

Hitzinger era Membro do Conselho da Administração da Volkswagen para Pesquisa e Desenvolvimento de Veículos Comerciais da Volkswagen, além de Vice-Presidente Sênior do Grupo Volkswagen responsável por direção autônoma.

O executivo fez boa parte da carreira como engenheiro-chefe em divisões de competição, caso da Toyota Motorssport, Ford/Cosworth, Red Bull Techonology e Porsche, com a qual venceu 24 horas de Le Mans. Após temporada nos Estados Unidos, na Apple, retornou do Grupo Volkswagen em 2019 para desenvolver a condução autônoma e a ID.BUZZ nos Veículos Comerciais da VW.

LEIA MAIS

→Audi investe em energia 100% limpa em seu centro técnico

→Audi investirá R$ 10 milhões em rede de 200 eletropostos

→Audi quer reduzir em 30% emissão de carbono até 2025


Foto: Audi/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

De novo, GM demite em São José dos Campos por telegrama

Sindicato calcula o corte de 50 trabalhadores que estavam em licença remunerada

% dias atrás

Fatia de 5 marcas líderes em SUVs encolhe 11 pontos em um ano

A atual primeira colocada Volkswagen tem 15,7% dos licenciamentos. Há um ano Jeep liderava com…

% dias atrás

Mercado de caminhões engata movimento de recuperação

Vendas avançaram 45% em abril em relação há um ano

% dias atrás

Segmento de eletrificados mantém trajetória ascendente

Presidente da Fenabrave reconhe que os elétricos puros vêm se consolidando aos poucos nos grandes…

% dias atrás

O bom momento no mundo das picapes

Com 133 mil emplacamentos no quadrimestre, vendas do segmento cresceram 21,5% este ano

% dias atrás

Marcopolo tem lucro líquido 34,1% maior no primeiro trimestre

Encarroçadora de ônibus contabilizou R$ 316,9 milhões no período. Produção, entretanto, recuou 5,9%.

% dias atrás