Mercado

Concessionárias podem reabrir em São Paulo nesta sexta-feira

Funcionamento será de no máximo 4 horas e abertura e fechamento não podem ocorrer em horário de pico

A tão esperada reabertura das concessionárias da capital paulista, que representa o principal mercado de veículos do País, deve ocorrer nesta sexta-feira, 5. O prefeito Mario Covas assinou autorização nesse sentido na tarde desta quinta-feira e amanhã sai a publicação do decreto no Diário Oficial, segundo informações da Fenabrave, a entidade que representa o setor de distribuição no Brasil.

A medida também vale para os escritórios, que assim como as concessionárias estão fechados desde meados de março por causa da pandemia da Covid-19. Segundo a prefeitura, os estabelecimentos da capital poderão funcionar por apenas quatro horas por dia e tanto a abertura como o fechamento devem ocorrer fora dos horários de pico de trânsito na cidade, ou seja, das 7h às 10h e das 17h às 20h, respectivamente. Além disso, o público tem de ser limitado a 20% da capacidade total.

LEIA MAIS

Fenabrave pleiteia reabertura imediata das concessionárias

Carro financiado: de cada 10 cadastros, 5,6 aprovados em maio

Ao divulgar o balanço do mercado na terça-feira, 2, o presidente da Fenabrave enfatizou ser de extrema importância a reabertura das concessionárias em São Paulo para que o varejo automotivo comece uma reação mais efetiva no País. O Estado de São Paulo responde, tradicionalmente, por 26% do total das vendas no território nacional, índice que ficou em apenas 1,6% no mês passado.

A Fenabrave enviou no início desta semana à Prefeitura de São Paulo o Guia de Combate ao Coronavírus que a entidade elaborou e já havia encaminhado às associações de marca e concessionárias de veículos de todo o País. Para reabrir, as concessionárias terão de seguir protocolos mínimos de segurança e higienização, dentre os quais o distanciamento de 1m50 entre as pessoas, com demarcações e barreiras físicas, e o estímulo ao trabalho remoto, principalmente para mães com filhos pequenos e pessoas na faixa de risco.

Os estabelecimentos também são obrigados a oferecer álcool em gel, água, sabão e toalhas descartáveis para todos os clientes, além de intensificar medidas de limpeza e reforçar a higienização do sistema de ar condicionado. É obrigatório o uso de máscaras por funcionários e clientes e as empresas têm de fazer a medição de temperatura, além de testar os profissionais que apresentem os sintomas do novo coronavírus.


Foto: Divulgação/

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Toyota nomeia Maurilio Pacheco para diretor comercial

Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva

% dias atrás

2026: ano de eleições, da Copa…. e dos híbridos nacionais, com etanol.

Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias

% dias atrás

Número de veículos financiados é o maior em 11 anos

Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos

% dias atrás

Consórcio de veículos movimenta R$ 200 bilhões no ano

Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…

% dias atrás

Cintos de segurança: primordiais para evitar mortes em estradas

Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…

% dias atrás

Volkswagen encerra a produção da fábrica de Dresden

Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…

% dias atrás