Empresa

Responsável por 25% das vendas da Hyundai, Caoa comemora 1 milhão de veículos

Além de 108 revendas, parceria iniciada em 1999 envolve importação e produção local

O Grupo Caoa superou a marca de 1 milhão de veículos Hyundai vendidos em sua cadeia de lojas desde 1999. A representação liderada pelo empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade foi definitiva para a consolidação no Brasil da marca coreana, que desde o início dos anos 90 experimentara parceria com dois outros importadores sem sucesso.

A agressividade comercial e o forte investimento publicitário — características do grupo desde o fim dos anos 70, quando abriu a primeira loja Ford — coincidiram também com a renovação da linha de veículos da Hyundai e o surgimento do Tucson, utilitário esportivo que transformou a imagem da marca perante os olhos dos consumidores brasileiros.

LEIA MAIS

→ Caoa vendeu 135 mil veículos em 2019

→ Caoa Chery tem financiamento com primeira parcela em janeiro

O modelo, que chegou a liderar o mercado de importados, entrou para história também por ter sido o primeiro automóvel nacional Hyundai, fabricado pela próprio grupo de Oliveira Andrade a partir de 2007 na fábrica de Anápolis, GO, projeto de R$ 1 bilhão que de cara ainda passou a montar o comercial leve HR.

O primeiro milhão de veículos Hyundai vendidos na rede Caoa envolve não só Tucson e HR, mas os modelos iX35, New Tucson e HD 78, também fabricados em Goiás, toda a linha de importados e, desde 2012, os automóveis produzidos pela própria montadora coreana em Piracicaba, SP: HB20, HB20S e o utilitário esportivo Creta.

O Grupo Caoa congrega cerca de 7 mil trabalhadores nas fábricas de Anápolis e de Jacareí, SP, onde produz veículos  Chery, e em 230 concessionárias Hyundai, Ford e Subaru.  Metade das lojas dedicada à linha Hyundai.

Mas o poderio dessa estrutura comercial pode ser mensurado sobretudo pelo número de veículos que ela coloca na rua anualmente. O Grupo Caoa vendeu 135 mil automóveis e comerciais leves das três marcas no ano passado, 5% de todo o mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves.

O peso de sua participação nos negócios da Hyundai é ainda mais significativo. As 108 revendas dedicadas à  marcaram negociaram 53 mil unidades. O volume correspondeu a mais de 25% dos 207 mil veículos Hyundai emplacados no mercado interno. Ou seja: de cada quatro carros da marca, um é negociado e entregue por uma loja  da Caoa.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

De novo, GM demite em São José dos Campos por telegrama

Sindicato calcula o corte de 50 trabalhadores que estavam em licença remunerada

% dias atrás

Fatia de 5 marcas líderes em SUVs encolhe 11 pontos em um ano

A atual primeira colocada Volkswagen tem 15,7% dos licenciamentos. Há um ano Jeep liderava com…

% dias atrás

Mercado de caminhões engata movimento de recuperação

Vendas avançaram 45% em abril em relação há um ano

% dias atrás

Segmento de eletrificados mantém trajetória ascendente

Presidente da Fenabrave reconhe que os elétricos puros vêm se consolidando aos poucos nos grandes…

% dias atrás

O bom momento no mundo das picapes

Com 133 mil emplacamentos no quadrimestre, vendas do segmento cresceram 21,5% este ano

% dias atrás

Marcopolo tem lucro líquido 34,1% maior no primeiro trimestre

Encarroçadora de ônibus contabilizou R$ 316,9 milhões no período. Produção, entretanto, recuou 5,9%.

% dias atrás