Além de 108 revendas, parceria iniciada em 1999 envolve importação e produção local
O Grupo Caoa superou a marca de 1 milhão de veículos Hyundai vendidos em sua cadeia de lojas desde 1999. A representação liderada pelo empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade foi definitiva para a consolidação no Brasil da marca coreana, que desde o início dos anos 90 experimentara parceria com dois outros importadores sem sucesso.
A agressividade comercial e o forte investimento publicitário — características do grupo desde o fim dos anos 70, quando abriu a primeira loja Ford — coincidiram também com a renovação da linha de veículos da Hyundai e o surgimento do Tucson, utilitário esportivo que transformou a imagem da marca perante os olhos dos consumidores brasileiros.
LEIA MAIS
→ Caoa vendeu 135 mil veículos em 2019
→ Caoa Chery tem financiamento com primeira parcela em janeiro
O modelo, que chegou a liderar o mercado de importados, entrou para história também por ter sido o primeiro automóvel nacional Hyundai, fabricado pela próprio grupo de Oliveira Andrade a partir de 2007 na fábrica de Anápolis, GO, projeto de R$ 1 bilhão que de cara ainda passou a montar o comercial leve HR.
O primeiro milhão de veículos Hyundai vendidos na rede Caoa envolve não só Tucson e HR, mas os modelos iX35, New Tucson e HD 78, também fabricados em Goiás, toda a linha de importados e, desde 2012, os automóveis produzidos pela própria montadora coreana em Piracicaba, SP: HB20, HB20S e o utilitário esportivo Creta.
O Grupo Caoa congrega cerca de 7 mil trabalhadores nas fábricas de Anápolis e de Jacareí, SP, onde produz veículos Chery, e em 230 concessionárias Hyundai, Ford e Subaru. Metade das lojas dedicada à linha Hyundai.
Mas o poderio dessa estrutura comercial pode ser mensurado sobretudo pelo número de veículos que ela coloca na rua anualmente. O Grupo Caoa vendeu 135 mil automóveis e comerciais leves das três marcas no ano passado, 5% de todo o mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves.
O peso de sua participação nos negócios da Hyundai é ainda mais significativo. As 108 revendas dedicadas à marcaram negociaram 53 mil unidades. O volume correspondeu a mais de 25% dos 207 mil veículos Hyundai emplacados no mercado interno. Ou seja: de cada quatro carros da marca, um é negociado e entregue por uma loja da Caoa.
Foto: Divulgação
Sindicato calcula o corte de 50 trabalhadores que estavam em licença remunerada
A atual primeira colocada Volkswagen tem 15,7% dos licenciamentos. Há um ano Jeep liderava com…
Vendas avançaram 45% em abril em relação há um ano
Presidente da Fenabrave reconhe que os elétricos puros vêm se consolidando aos poucos nos grandes…
Com 133 mil emplacamentos no quadrimestre, vendas do segmento cresceram 21,5% este ano
Encarroçadora de ônibus contabilizou R$ 316,9 milhões no período. Produção, entretanto, recuou 5,9%.