Empresa

Daimler se prepara para produzir células de combustível

Em primeira etapa do projeto, time de especialistas desenvolve instalações e processos

A Daimler Truck encaminha mais um passo em seu projeto em produzir em larga escala células de combustível. Sob o chapéu da Daimler Truck Fuel Cell, empresa criada no mês passado especialmente para essa finalidade, um time na seda da companhia em Stuttgart, Alemanha, multiplica conhecimento e coloca em andamento o primeiro estágio do programa, com o desenvolvimento de como serão as futuras instalações e os processos de fabricação.

A fabricante persegue objetivo de tornar o transporte livre de emissões de CO2 e a célula de hidrogênio é uma das peças-chave para a transformação no futuro. “Seguimos consistentemente o caminho rumo à produção em série de células de combustível e, dessa forma, realizamos um trabalho absolutamente pioneiro, que vai além da indústria automotiva. Para chegar a isso, vamos investir uma soma considerável nos próximos anos”, reforça em nota Martin Daum, CEO da Daimler Truck.

Produzir células de combustível não se trata apenas transferir os processos industriais convencionais. A tecnologia, sensível a contaminações do ar, temperatura, umidade, além de possuir numerosos componentes em escala micrométrica, exige ambientes controlados

Segundo Andreas Gorbach, CEO da Daimler Truck Fuel Cell, a experiência acumulada nos últimos dez anos em diversas cooperações não só dá condições para o desenvolvimento da tecnologia das células de combustível, como também beneficiou a área de produção com vantagens competitivas. “Já estamos aptos para trabalhar especificamente em um de nossos marcos mais importantes, que é a padronização para a produção industrial em série e em grande escala desses sistemas de células de combustível.”

Em abril passado, a Daimler Truck anunciou acordo com o Grupo Volvo para criação de uma joint venture para atuar no desenvolver e fornecer sistemas de células de combustível para veículos comerciais pesados. A produção em série de sistemas de células de combustível também deverá ser incluída neste acordo. As empresas planejam oferecer veículos comerciais pesados com células de combustível ainda na segunda metade desta década.

Por outra frente, um acordo de cooperação com a Rolls-Royce deve ser assinado até o fim deste ano para utilizar os sistemas de células de combustível para produção de geradores de energia de emergência da marca MTU, usados em centros de processamentos de dados.

LEIA MAIS

Daimler cria empresa para células de combustível

Daimler e Volvo criam joint venture para células de combustível


Foto: Daimler Truck/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

De novo, GM demite em São José dos Campos por telegrama

Sindicato calcula o corte de 50 trabalhadores que estavam em licença remunerada

% dias atrás

Fatia de 5 marcas líderes em SUVs encolhe 11 pontos em um ano

A atual primeira colocada Volkswagen tem 15,7% dos licenciamentos. Há um ano Jeep liderava com…

% dias atrás

Mercado de caminhões engata movimento de recuperação

Vendas avançaram 45% em abril em relação há um ano

% dias atrás

Segmento de eletrificados mantém trajetória ascendente

Presidente da Fenabrave reconhe que os elétricos puros vêm se consolidando aos poucos nos grandes…

% dias atrás

O bom momento no mundo das picapes

Com 133 mil emplacamentos no quadrimestre, vendas do segmento cresceram 21,5% este ano

% dias atrás

Marcopolo tem lucro líquido 34,1% maior no primeiro trimestre

Encarroçadora de ônibus contabilizou R$ 316,9 milhões no período. Produção, entretanto, recuou 5,9%.

% dias atrás