Produto

Recarga ultrarrápida nos eletropostos da VW, Audi, Porsche e EDP

O primeiro foi inaugurado em Caraguatatuba, no Litoral Norte paulista. Investimento é de R$ 32,9 milhões.

Em projeto que envolve investimento de R$ 32,9 milhões, a EDP, Audi, Porsche e Volkswagen planejam criar a maior rede de recarga ultrarrápida de veículos elétricos e híbridos da América do Sul.

Serão 30 eletropostos cobrindo o Estado de São Paulo e capitais próximas (Curitiba, Belo Horizonte e Brasília), sendo que o primeiro acaba de ser inaugurado em Caraguatatuba, no Litoral Norte paulista, no Shopping Serramar.

ABB, Electric Mobility Brasil e Siemens serão as fornecedoras das soluções de carregamento do projeto Plug&Go, que foi aprovado na chamada pública da Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica, e a princípio não envolverá custos para o consumidor de elétricos e híbridos.

No primeiro posto estão sendo utilizados os carregadores HV160 de recarga ultrarrápida (150kW) em corrente contínua (DC) e um PC22 de recarga semirrápida (22kW) em corrente alternada (AC), da Electric Mobility, com capacidade para abastecer três veículos ao mesmo tempo nos dois equipamentos.

Segundo a Volkswagen, o tempo médio de recarga é de cerca de 15 minutos para 100km de autonomia no carregador ultrarrápido. De acordo com Nuno Miguel Pinto, responsável pela mobilidade elétrica e serviços ao cliente da EDP Smart, ainda este ano deverão ser inaugurados mais dez postos, que estarão na Rodovia Régis Bittencourt, Rodovia Fernão Dias, Rodovia dos Bandeirantes e Via Anhanguera.

LEIA MAIS

Brasil poderá ter 500 mil veículos eletrificados nas ruas em 2026

Audi investirá R$ 10 milhões em rede de 200 eletropostos

Volvo Cars investe na instalação de 500 eletropostos no Brasil

Ao todo serão 29 carregadores de 150 kW (DC) e um de 350 kW (DC), além de mais 30 equipamentos de 22 kW (AC). Os tipos de plugs dos eletropostos atendem à maioria dos modelos de veículos com recarga plug-in disponíveis no mercado brasileiro.

O novo projeto foi apresentado nesta quarta-feira, 21, em entrevista online que teve a participação de Nuno Pinto e de representantes da Audi, Porsche e Volkswagen. Fernando Amoroso, gerente executivo de estratégia da VW, foi um dos que testou carregamento no eletroposto instalado em Caraguatatuba. “Abasteci um Golf GTe no semirrápido. Foram 2 horas para uma autonomia de 50 km”, revelou.

Os executivos informaram ainda que para recarregar os veículos eletrificados os usuários devem efetuar um cadastro no site da EDP Smart e, em seguida,solicitar um cartão de mobilidade elétrica (EDP EV.Card), disponível para proprietários desse tipo de produto. O cartão é gratuito e chega em até 20 dias corridos.


Foto: Divulgação/Daumer De Giuli/Tripé Online Mkt Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

De novo, GM demite em São José dos Campos por telegrama

Sindicato calcula o corte de 50 trabalhadores que estavam em licença remunerada

% dias atrás

Fatia de 5 marcas líderes em SUVs encolhe 11 pontos em um ano

A atual primeira colocada Volkswagen tem 15,7% dos licenciamentos. Há um ano Jeep liderava com…

% dias atrás

Mercado de caminhões engata movimento de recuperação

Vendas avançaram 45% em abril em relação há um ano

% dias atrás

Segmento de eletrificados mantém trajetória ascendente

Presidente da Fenabrave reconhe que os elétricos puros vêm se consolidando aos poucos nos grandes…

% dias atrás

O bom momento no mundo das picapes

Com 133 mil emplacamentos no quadrimestre, vendas do segmento cresceram 21,5% este ano

% dias atrás

Marcopolo tem lucro líquido 34,1% maior no primeiro trimestre

Encarroçadora de ônibus contabilizou R$ 316,9 milhões no período. Produção, entretanto, recuou 5,9%.

% dias atrás