Mercado

Pandemia impulsiona serviço de fretamento

Enquanto o mercado total de ônibus registra queda de 35% no ano, demanda por veículos para fretamento cresce 24%

Orecém-lançado chassi OF 1621 da Mercedes-Benz surge em momento oportuno para nicho de mercado que enfrenta significativas quedas provocadas pelo impacto da pandemia da covid-19. O novo modelo chega para atender as empresas de fretamento, único segmento que cresce no negócio de passageiros.

De acordo com os dados consolidados pela Anfavea, o mercado de ônibus absorveu 11,4 mil chassis nos dez primeiros meses de 2020, em queda de 34,7% em relação ao mesmo período do ano passado. Do total negociado, conforme contas da Mercedes-Benz, 1,2 mil unidades se destinaram ao serviço de fretamento. O volume anotado, além de representar alta de 24% sobre o mesmo acumulado de 2019, permitiu elevar a participação do segmento para 10% ante os 5,7% que tinha no exercício de um ano atrás.

“Tem muito emplacamento do segmento escolar acontecendo, mas atualmente, o fretamento é o que mais demanda da indústria. Para preservar o distanciamento social, as empresas estão contratando mais ônibus para o serviço de transporte de funcionários”, observa Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing da Mercedes-Benz do Brasil.

Apenas como um recorte da realidade que corrobora com Barbosa, a Rimatur, empresa paranaense de transporte de passageiros, cujo 95% do faturamento vem do fretamento, experimentou crescimento de 30% na demanda pelo serviço. A companhia tem frota de 478 veículos, todos em operação.

“O fretamento está compensando os serviços de turismo e escolar, hoje, parados”, conta diretor comercial da operadora Emerson Imbronizio, diretor comercial, adiantando que nos últimos meses incorporou na garagem 15 micro ônibus, além da programação de compra com a Mercedes-Benz de 30 unidades do novo OF 1621.

O desempenho de vendas para fretamento se destaca ainda mais quando observado junto aos outros segmentos do mercado de ônibus. De acordo com números da Mercedes-Benz, no acumulado até outubro em comparação ao ano passado, as entregas de chassis para micro ônibus caíram 38%, com 2,3 mil unidades; escolar, 34% (2,2 mil); urbano, 40% (4,2 mil); e rodoviário, 36% (1,2 mil).

LEIA MAIS

→Mercedes-Benz desenvolve chassi dedicado para fretamento


Foto: Mercedes-Benz/Divulgação

Últimos posts por Décio Costa (exibir todos)
Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Toyota nomeia Maurilio Pacheco para diretor comercial

Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva

% dias atrás

2026: ano de eleições, da Copa…. e dos híbridos nacionais, com etanol.

Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias

% dias atrás

Número de veículos financiados é o maior em 11 anos

Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos

% dias atrás

Consórcio de veículos movimenta R$ 200 bilhões no ano

Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…

% dias atrás

Cintos de segurança: primordiais para evitar mortes em estradas

Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…

% dias atrás

Volkswagen encerra a produção da fábrica de Dresden

Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…

% dias atrás