A Mercedes-Benz lança para o mercado de transporte de passageiros chassi exclusivo para atender operações de fretamento contínuo. O modelo, desenvolvido a partir do chassi OF 1621, sai de fábrica dimensionado para facilitar o trabalho de encarroçamento, além de preservar capacidade para 48 assentos em até 12,55 metros de comprimento, tradicional configuração do segmento.

De maneira simplista, o chassi original Mercedes-Benz OF 1621 com motor de 208 cv e caixa de seis marchas manual ganhou um entre eixos maior (5,590 milímetros), balanços dianteiros e traseiros mais curtos, bem como reposicionamento de itens, como tanque de combustível. Com as alterações, a fabricante chegou a um modelo dedicado ao serviço fretamento, respondendo a demandas próprias dos operadores.

“O carro chega para atender nossas necessidades”, resume Emerson Imbronizio, diretor comercial da Rimatur, empresa de transporte paranaense que colaborou no projeto. “O modelo elimina adaptações sobre o chassi urbano, superdimensionado para o fretamento, e com as novas dimensões dos balanços, permite transitar com mais facilidade no interior dos bairros, onde tem vias mais travadas.”

De acordo com o representante da Rimatur, o novo OF 1621 praticamente elimina retrabalhos nas linhas de produção das fabricantes de carrocerias, com cortes nas longarinas, no eixo cardã e em reposicionamentos de componentes, alterações que de maneira frequente prolongam prazos, aumentam custos e expõem a falhas.

“Com o novo modelo buscamos excelência produtiva ao longo de toda a cadeia”, destaca Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Os operadores de serviço de fretamento não precisam de um ônibus projetado para suportar 120 passageiros, como costumam operar os chassis urbanos.”

Segundo o diretor, o novo produto também proporciona menor custo de aquisição, em torno de 5%. “Não posso falar pelas fabricantes de carrocerias, mas se o chassi reduz retrabalhos para o encarroçador, acredito em prazos e gastos menores.”

A Rimatur é a primeira a adquirir o novo OF 1621 em uma programação de 30 chassis. A empresa opera na Região Metropolitana de Curitiba com frota uma frota de 478 veículos dentre ônibus, micro-ônibus e vans no transporte diário em torno de 28 mil funcionários de empresas.

LEIA MAIS

→Mercedes-Benz dá mais um passo na era conectada com nova fábrica de ônibus

→Mercedes-Benz se mobiliza em campanha pelo ônibus


Foto: Mercedes-Benz/Divulgação

Décio Costa
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!