Plataforma digital permite cliente escolher modelo, cor, equipamentos e até acessórios
A FCA terá mais um canal, além das concessionárias e locadoras, para desaguar sua produção de veículos Fiat e Jeep nas ruas brasileiras. A montadora, que já negociou 277 mil automóveis e comerciais leves das duas marcas até novembro e sustentou a liderança do mercado com 22% de participação, anunciou nesta sexta-feira, 11, a criação da Flua!, sua empresa de mobilidade no País.
A partir de 15 de janeiro, esse novo braço de serviços passa a oferecer veículos novos Fiat e Jeep por assinatura. Por meio de aplicativo, site ou mesmo fisicamente em concessionárias credenciadas, o consumidor poderá optar por planos de 12, 24 ou 36 meses — com franquias de 1 mil, 2 mil ou 3 mil quilômetros rodados por mês — e que já contemplam, por exemplo, os custos de documentação, seguros, manutenções, assistência 24 horas e residencial.
Não se trata de mera locação de frota existente. Os carros serão encomendados à fábrica na configuração, cor, com equipamentos de série, opcionais e até mesmo acessórios que o cliente pessoa física ou jurídica escolher, a exemplo do que ocorre em um processo de compra convencional.
Além do prazo e da franquia, o valor da assinatura dependerá do modelo e dos conteúdos escolhidos. Inicialmente, a Flua! oferecerá três carros de passeio (Argo Grand, Cronos e Grand Siena) e cinco comerciais leves (Nova Strada, Toro, Doblò, Fiorino e Ducato) da Fiat, além dos Jeep Renegade e Compass.
Após o término do contrato, o consumidor pode comprar o próprio veículo por valor a ser definido com base na cotação do mercado de usados ou apenas devolvê-lo à Flua!, que o repassará para os revendedores Fiat ou Jeep.
Fábio Siracusa, diretor responsável pela nova empresa, que legalmente comprará os carros da fábrica para endereçá-los aos cliente, explica que, caso o assinante cancele o contrato antes do término do prazo acordado, deverá arcar com multa de 50% sobre os valores a vencer — os preços das assinaturas básicas serão divulgados no mês que vem.
LEIA MAIS
→ Volkswagen estreia serviço de carros por assinatura
→ Kinto amplia serviços no Brasil com terceirização e gestão de frotas
O executivo não revela qual universo potencial de consumidores do novo serviço a Flua! vislumbra ter em um primeiro momento no País. O número, justifica, será apurado com mais precisão durante o programa-piloto estipulado para os seis primeiros meses da operação e que abrangerá 28 concessionárias de seis cidades no Estado de São Paulo e quatro em Curitiba, PR.
A ideia é que durante esse período, e especialmente depois dele, a Flua! tenha muito mais bases físicas de atendimento, mas sempre no showroom das concessionárias. A FCA conta com mais de 700 revendas das duas marcas em todo o Brasil e que, gradativamente, devem aderir ao programa.
“Mas o concessionário pode ou não ter o serviço”, enfatiza Siracusa, que estabelece a rede inicial com 24 revendas Fiat e 8 Jeep, e que entende que o serviço não necessariamente “roubará” vendas das próprias concessionárias, ao contrário, pode agregar oportunidades.
O programa-piloto servirá para confirmar essa percepção e avaliação de necessidade de ampliação do portfólio de modelos e até criação de outros serviços. “Mas não vamos ter serviços de assinatura de carros usados”, assegura Siracusa.
A análise do crédito do cliente caberá ao Banco Fides. O processo de contratação dispensará integralmente a presença física. Pela plataforma digital (site www.meuflua.com.br), depois de escolher o veículo e prazo do contrato, o cliente informa os dados para cadastro com validação de email e celular. A assinatura final será também pelo email. Somente a partir daí o veículo será produzido.
O diretor da Flua! diz que o tempo estimado para a retirada do veículo na concessionária indicada não será diferente do que o demandado em um compra convencional. Pelo site, a ferramenta Easy Tracking permitirá ao consumidor acompanhar, em tempo real, o status do pedido, da produção, passando pelo transporte até a entrega.
Foto: Divulgação
Novo presidente da FPT, Carlos Tavares, busca aumentar base de fornecimento com propostas em combustíveis…
Número é trez vezes maior do que em igual mês do ano passado, mas por…
Balanço da Fenabrave indica venda de 602 mil unidades no primeiro quadrimestre
Com 21,9 mil emplacamentos no quadrimestre, marca já tem 4% do mercado de automóveis e…
Com 4,84 milhões de unidades vendidas no quadrimestre, alta este ano é de 10%
Sindicato calcula o corte de 50 trabalhadores que estavam em licença remunerada