Empresa

Ken Ramirez é o novo CEO e presidente da Hyundai no Brasil

Executivo também responderá pelas operações das Américas do Sul e Central

As operações brasileira e das Américas do Sul e Central da Hyundai têm novo presidente e CEO: nesta terça-feira, 5, a montadora confirmou Ken Ramirez para substituir Eduardo Jin, que ocupava os dois cargos desde meados de 2018 e que retornará para a Coreia do Sul, onde assumirá outras funções no grupo.

Ramirez se reportará diretamente a José Muñoz, COO global da Hyundai Motor e chefe da região  Américas. Com 30 anos de carreira internacional no setor automotivo,  é bacharel em engenharia elétrica pelo Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos Estados Unidos, e acumula passagens em vários continentes e empresas.

Antes de chegar à Hyundai, vinha respondendo pela vice-presidência de Vendas e Marketing da PSA na Europa, supervisionando a marca Peugeot. O executivo também teve longa atuação na Aliança Renault-Nissan, onde ingressou em 2002 e foi diretor-executivo da Nissan para América Latina e Caribe.

“A Hyundai tem uma base sólida nas Américas Central e do Sul. Estou ansioso para ajudar os negócios a crescerem ainda mais”, afirmou em nota o novo CEO da montadora aqui.

“A vasta experiência internacional de Ken na Europa, Estados Unidos, Japão, México e América Latina o torna o líder perfeito para expandir nossos negócios nas Américas Central e do Sul”, completou Muñoz. “Neste momento em que a Hyundai embarca na transição para ser um provedor de soluções de mobilidade global, Ken será parte integrante de nossa equipe de liderança regional.”

Com 2,8 mil funcionários, a Hyundai é uma das mais novas montadoras a se instalar no Brasil. Iniciou suas operações em 2012, quando inaugurou a fábrica de Piracicaba, SP. Desde 2019, tem capacidade produtiva anual de 210 mil veículos e encerrou o ano passado como a quarta marca mais vendida do País, com 167,4 mil licenciamentos, atrás somente de GM, Volkswagen e Ford.

Seu principal veículo, o hatch HB20, foi o segundo automóvel mais vendido no mercado interno: acumulou 86,5 mil emplacamentos. Sua versão sedã somou outras 24 mil unidades e o Creta, o único SUV fabricado em Piracicaba,  47,7 mil — foi o quinto utilitário esportivo mais negociado.

LEIA MAIS

→ Hyundai atinge produção de 200 mil Creta no Brasil

→ Dezembro foi o melhor mês do ano em venda de veículos


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

BYD Song Plux DMi tem nova bateria com o dobro de autonomia

O híbrido plug-in da marca chinesa pode rodar até 1,2 mil km sem abastecer ou…

% dias atrás

Kia EV9 ganha é “Melhor dos Melhores” em prêmio de design

Marca e modelo são destaque na competição global Red Dot: Design de Produto 2024

% dias atrás

BMW terá linha de montagem de baterias no México

Primeiros elétricos de San Luis Potosí serão fabricados em 2027

% dias atrás

SUVs distorcem mercado brasileiro com carros mais caros

Fabricantes aumentam ofertas de produtos de maior valor e participação dos SUVs nas vendas do…

% dias atrás

FPT: vocação multiplataforma em motores.

Novo presidente da FPT, Carlos Tavares, busca aumentar base de fornecimento com propostas em combustíveis…

% dias atrás

Associadas da Abeifa superaram 9 mil licenciamentos em abril

Número é trez vezes maior do que em igual mês do ano passado, mas por…

% dias atrás