Diferença de participação para a segunda colocada, a Volkswagen, passou de 2,6 para 4,1 pontos porcentuais
Na liderança do mercado desde setembro do ano passado, a Fiat ampliou a diferença com a segunda e terceira colocadas em fevereiro, dominando 21,2% do mercado total de automóveis e comerciais leves no País. De acordo com dados preliminares que não incluem os emplacamentos de sábado, 26, a marca italiana comercializou 33,5 mil unidades no mês passado, ante os quase 27 mil da Volkswagen, que teve participação de 17,1%.
A diferença ficou, portanto, em 4,1 pontos porcentuais, contra os 2,6 pontos de janeiro. A General Motors manteve-se em terceiro lugar, com algo próximo de 25 mil unidades comercializadas até a sexta-feira, 25,e 15,8% de penetração.
No acumulado do primeiro bimestre, a Fiat é a primeira do ranking com 64,4 mil licenciamentos e 21,6% de participação, seguida da Volkswagen – 53,8 mil unidades/16,8% – e GM, com, respectivamente, 51,6 mil e 16,1%.
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A nova Strada, lançada em meados do ano passado, tem sido decisiva para a ascensão da Fiat no mercado brasileiro. A picape ocupou a vice-liderança no ranking por modelo de fevereiro, com 18,6 mil emplacamentos e participação de 5,8% nas vendas totais de veículos leves. O Chevrolet Onix se manteve na liderança, mas com diferente pequena. Emplacou 20,8 mil unidades e deteve 6,5% de penetração.
No ranking por marca de fevereiro, a Hyundai segue firme na quarta colocação, com 15,2 mil emplacamentos e fatia de 9,7%. Na sequência vêm Renault – com 10,5 mil unidades e 6,7% de participação e Jeep, com 10,5 mil emplacamentos e índice de 6,6%.
Os números mostram ainda que o novo conglomerado automotivo mundial, a Stellantis, que reúne Fiat e Jeep, dentre outras marcas, atingiu 46 mil emplacamentos no Brasil em fevereiro, dominando 29,1% do mercado local de automóveis e comerciais leves.
Segundo os números preliminares, foram licenciados 158,2 mil veículos leves no mês passado, número um pouco inferior ao de janeiro, que teve mais dias úteis e 162,5 mil emplacamentos, mas também menor do que o do mesmo mês de 2020, quando as vendas atingiram 192,6 mil unidades, o que indica uma desaceleração do varejo automotivo brasileiro.
Emplacamento acumulado: Fev/2021
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Marca
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Volume
|
Share
|
FIAT
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33.504
|
21.2%
|
VOLKSWAGEN
|
26.986
|
17.1%
|
CHEVROLET
|
24.965
|
15.8%
|
HYUNDAI
|
15.328
|
9.7%
|
RENAULT
|
10.529
|
6.7%
|
JEEP
|
10.473
|
6.6%
|
TOYOTA
|
10.251
|
6.5%
|
HONDA
|
7.321
|
4.6%
|
NISSAN
|
5.728
|
3.6%
|
FORD
|
3.747
|
2.4%
|
CHERY
|
1.650
|
1.0%
|
MITSUBISHI
|
1.274
|
0.8%
|
PEUGEOT
|
1.160
|
0.7%
|
CITROEN
|
811
|
0.5%
|
RAM
|
115
|
0.1%
|
CHRYSLER
|
1
|
0.0%
|
DODGE
|
1
|
0.0%
|
OUTROS
|
4,329
|
2.7%
|
MERCADO
|
158,173 |
100%
|
Foto: Divulgação/Fiat
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