Empresa

Vendas globais do Grupo Renault crescem 1,1% no primeiro trimestre

Faturamento no período alcança € 10 bilhões, leve recuo de 1,1%

Balanço do primeiro trimestre do Grupo Renault apresentado aos acionistas na sexta-feira, 23, registra crescimento de 1,1% nas entregas globais de veículos, para 665 mil unidades ante o acumulado de 667,6 mil unidades anotadas no mesmo período do ano passado. Somente com produtos da marca Renault, a companhia obteve desempenho positivo de 1,3%, com 433,6 mil unidades vendidas.

Em volumes, a França foi a que absorveu a parte, 135,9 mil unidades, o que representou uma participação de 24,2% nas entregas locais, enquanto o Brasil se posiciona como o seu quinto maior mercado. No primeiro trimestre vendeu aqui 33,1 mil veículos, encerrando o período com 6,7% dos licenciamentos de automóveis e comerciais leves.

A fabricante destaca a Europa como um motor importante no resultado, região na qual o mercado avançou 3,9% no período, especialmente alavancado pelo negócio de veículos utilitários. No contexto europeu, a Renault apurou crescimento de 2,7% ao vender 250,1 mil veículos nos três primeiros meses do ano.

Ainda no continente, a empresa ressalta a participação de 23% de versões elétricas ou eletrificadas da Renault nos emplacamentos de automóveis de suas marcas. Adianta ainda a chegada no segundo trimestre expansão no portfólio com a chegada dos novos Arkana E-Tech híbrido, Captur E-Tech híbrido e Mégane hatch E-Tech híbrido.

O desempenho comercial no primeiro trimestre gerou faturamento de € 10 bilhões, valor no mesmo patamar de um ano antes, mas em leve queda de 1,1%. Somente a divisão automotiva, com exceção da AVTOVAZ, a receita alcançou € 8,5 bilhões, pequena retração de 0,3%.

A contribuição da AVTOVAZ no faturamento foi de € 685 milhões no primeiro trimestre, em queda de 2,3%. Os serviços de mobilidade participaram com € 5 milhões ante € 6 milhões registrados no primeiro trimestre de 2020.

A Divisão de Financiamento consolidou faturamento de € 759 milhões no período, recuo de 8,2% em comparação com 2020. Segundo a companhia, a retração se deve à queda nas atividades da rede de concessionárias, além de um efeito negativo das taxas de câmbio, de € 24 milhões de euros.

LEIA MAIS

→Faturamento do Grupo Renault cai 21,7% em 2020

→Grupo Renault reduzirá capacidade produtiva global em 23% até 2025

→Grupo Renault vendeu 21% menos no mundo em 2020


Foto: Grupo Renault/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

De novo, GM demite em São José dos Campos por telegrama

Sindicato calcula o corte de 50 trabalhadores que estavam em licença remunerada

% dias atrás

Fatia de 5 marcas líderes em SUVs encolhe 11 pontos em um ano

A atual primeira colocada Volkswagen tem 15,7% dos licenciamentos. Há um ano Jeep liderava com…

% dias atrás

Mercado de caminhões engata movimento de recuperação

Vendas avançaram 45% em abril em relação há um ano

% dias atrás

Segmento de eletrificados mantém trajetória ascendente

Presidente da Fenabrave reconhe que os elétricos puros vêm se consolidando aos poucos nos grandes…

% dias atrás

O bom momento no mundo das picapes

Com 133 mil emplacamentos no quadrimestre, vendas do segmento cresceram 21,5% este ano

% dias atrás

Marcopolo tem lucro líquido 34,1% maior no primeiro trimestre

Encarroçadora de ônibus contabilizou R$ 316,9 milhões no período. Produção, entretanto, recuou 5,9%.

% dias atrás