Indústria

Produção de caminhões registra o melhor quadrimestre desde 2014

Apesar dos gargalos logísticos e menor ritmo devido a medidas de distanciamento, a indústria apurou crescimento de 84%

As fabricantes de veículos produziram nos quatro primeiros meses do ano 46,1 mil caminhões, volume 83,9% superior ao obtido no primeiro quadrimestre do ano passado, de 15,1 ml unidades. Há de se considerar que o mesmo período do ano passado, especialmente a partir de meados de março e início abril, o parque indústria parou como medida para conter o avanço da pandemia.

Ainda assim, segundo levantamento da Anfavea, foi o melhor acumulado de janeiro a abril dos últimos sete anos. Também cabe lembrar que o crescimento expressivo se deu em meio às atuais dificuldades impostas por descompasso logístico, que resulta em desabastecimento de componentes, e pelas medidas adotadas no chão de fábrica para garantir distanciamento entre os trabalhadores, o que reduz o ritmo da produção.

“Mesmo com as dificuldades, com ruptura da cadeia de fornecimento global, as equipes de logística, de compras, RH e do chão de fábrica têm feito um trabalho excepcional. A indústria de veículo está conseguindo se reinventar em meio a pandemia”, observou Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea, durante apresentação de balanço do setor, na sexta-feira, 7.

Somente em abril, pouco mais de 13 mil caminhões saíram das linhas de montagem, volume 5% acima do março, quando foram produzidas 12.4 mil unidades. A comparação com mesmo mês do ano passado deixa de ter sentido devido uma base extremamente baixa, na ocasião com boa parte das fábricas fechadas, a produção registrou somente 403 caminhões.

Além da demanda do mercado interno, em crescimento de 48,9% nos primeiros quatro meses do ano, para 35,8 mil unidades, também as exportações contribuíram de maneira razoável no ritmo da produção. De janeiro a abril, os mercados externos absorveram 7,8 mil caminhões, volume 140,8% superior ao anotado no mesmo período do ano passado, de 2,9 mil unidades.

Com demanda ainda em baixa, a produção para segmento de transporte de passageiros acumulou de janeiro a abril pouco mais de 7 mil chassis, alta de 10,6% sobre as 6,3 mil unidades produzida um ano antes. O desempenho de abril, no entanto, apresentou um recuo 12,9% em relação a março, de 2,1 mil chassis para 1,8 mil.

LEIA MAIS

→Venda de veículos pesados arrefece com queda de 9% em abril

→Produção de caminhões avança 25% no primeiro bimestre


Foto: VWCO/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Após quase 30 anos, Código de Trânsito começa a ser atualizado

Próximas audiências públicas analisarão 270 propostas; a promessa da Changan de estrear carro com bateria…

% dias atrás

BMW Série 3 elétrico tem 469 cv e autonomia de até 900 km

Modelo começará a ser fabricado no segundo semestre

% dias atrás

Audi E7X é SUV elétrico exclusivo para a China. Em princípio.

Modelo de 5 metros tem até 751 km de autonomia

% dias atrás

VWCO amplia oferta da linha Constellation com versões rígidas

Portfólio passa a ter o 25.380 com três ou quatro eixos

% dias atrás

Em parceria com a HPE, chinesa GAC vai produzir em Catalão

Operações serão iniciadas no primeiro semestre de 2027 com capacidade inicial de 50 mil veículos/ano

% dias atrás

Locadoras investiram R$ 79,3 bilhões em compras de veículos em 2025

Setor adquiriu 629 mil automóveis e comerciais leves. Tíquete médio subiu pra R$ 126 mil.

% dias atrás