Produto

SUV Fiat estreia a plataforma MLA da Stellantis

Arquitetura modular será adotada em outros futuros veículos da montadora, até mesmo comerciais leves

Oprimeiro utilitário esportivo da Fiat ainda não teve o nome oficialmente definido nem mesmo sua data de lançamento, que ocorrerá em algum momento do segundo semestre. Mas o modelo já tem lugar de destaque na história de 45 anos da marca no Brasil por determinar a entrada da Fiat no maior segmento de vendas do mercado interno, responsável por 30% dos licenciamentos, e inaugurar a plataforma Modular Architecture, conhecida com MLA.

A nova arquitetura da Stellantis, desenvolvida na América do Sul e produzida em Betim, MG, será base para vários produtos Fiat e, faria muito sentido, talvez de outras marcas do grupo na região. Modular, pode dar origem a qualquer tipo de carroceria de automóvel e até mesmo comerciais leves.

A Stellantis enfatiza que no SUV, que contará com motores turbo e aspirado, a MLA já virá acompanhada de novas suspensões dianteira e traseira, sistema de direção específico, novas transmissões e arquitetura elétrica apta para uso mais intenso da eletrônica, como sistemas de auxílio à condução.

Nova arquitetura foi desenvolvida na América do Sul

O projeto da MLA arregimentou 200 profissionais entre técnicos, engenheiros, time de campo e fornecedores. Só os cálculos, calcula a Stellantis, consumiram mais de 5 mil horas. Os testes de rodagem em estradas, pistas de testes e simuladores somaram 2 milhões de quilômetros em 24 meses.

“As demandas por plataformas inéditas são um desafio enorme, mas a melhor resposta para os carros que virão, com novas unidades de potência e exigências em termos de dirigibilidade, conforto e de segurança. Estamos olhando anos à frente”, afirma Marcio Tonani, responsável pelos Centros Técnicos de Engenharia para a América do Sul.

O executivo, porém, faz questão de frisar que as plataformas que hoje servem de base aos atuais modelos Fiat nacionais seguirão em produção por algum tempo. “São ainda muito competitivas”, justifica.

O projeto da MLA arregimentou 200 profissionais entre técnicos, engenheiros, time de campo e fornecedores. Só os cálculos, calcula a Stellantis, consumiram mais de 5 mil horas. Os testes de rodagem em estradas, pistas de testes e simuladores somaram 2 milhões de quilômetros em 24 meses.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Acelerada, Foton cresce vendas bem acima do mercado

Com montagem local, marca amplia portfólio de produtos e segmentos

% dias atrás

Nissan abre 51 vagas de estágio

Programa contempla fábrica de Resende e escritório em São Paulo. Inscrições até 29 de maio.

% dias atrás

Importações de autopeças chinesas disparam em março

No trimestre, a alta é de 9,1%. No mês, contudo, expansão de 35% no comparativo…

% dias atrás

Consórcio de veículos encerra o 1º trimestre em ritmo de retomada

Venda de novas cotas registra alta perto de 3% com volume de crédito negociado em…

% dias atrás

New Holland anuncia nacionalização de plataformas de corte

Iniciativa aportou R$ 100 milhões na unidade de Curitiba, que abastecerá mercado da América Latina

% dias atrás

Cuiabá renova frota de ônibus com a Mercedes-Benz

Transporte público coletivo

% dias atrás