Mercado

Em junho, GM cai para o sétimo lugar e Hyundai é a terceira

Fiat e Volkswagen seguem no topo e Toyota e Jeep completam a lista das cinco marcas mais vendidas

Os problemas com falta de semicondutores, que afetam as montadoras brasileiras em diferentes níveis, estão provocando alterações expressivas no ranking das marcas mais vendidas no Pais. A General Motors, líder em 2020 e que este ano estava conseguindo se manter em terceiro lugar, despencou para a sétima posição em junho, com apenas 11,6 mil emplacamentos e participação reduzida de 9,9% em maio para 6,8% no mês passado.

A Fiat se manteve na dianteira, com 44,4 mil licenciamentos e aumento de market share, no mesmo comparativo, de 23% para 26,1%. A Volkwagen segue na vice-liderança, com a venda de 23,1 mil automóveis e comerciais leves, mas teve  partipação reduzida para de 16,5% para 13,6%.

A Hyundai assumiu a terceira colocação, com 16,7 mil emplacamentos e fatia de 9,8%. O quarto lugar ficou com a Toyota – 16,5 licenciamentos e 9,7% de market share -, seguida da Jeep, com 13,6 mil unidades e 8% do mercado de leves. Completam a lista do Top 10 das marcas a Renault (13 mil e 7,7%), Chevrolet, Honda (6,5 mil e 3,8%), Nissan (5,1 mil e 3%) e Chery (3,2 mil e 1,9%).

A GM é a montadora há mais tempo parada no Brasil. A produção do Onix em Gravataí foi suspensa em 5 de abril e só será retomada em 16 de agosto. A Volkswagen paralisou todas as suas fábrica nos últimos dez dias de junho e a Hyundai está operando em apenas um turno, ao invés de três, em decorrência do desabastecimento de componentes eletrônicos.

LEIA MAIS

Falta de veículos provoca queda nas vendas em junho

Nissan paralisa produção por dois dias devido à falta de semicondutores

Paralisação da GM em Gravataí vai chegar a 134 dias

Semicondutores: VW vai parar também no ABC e em São Carlos.

No ranking do semestre, as cinco marcas mais vendidas são Fiat, com fatia de 22,1%, Volkswagen (16,5%), GM (12,3%), Hyundai (9,4%) e Toyota (7,8%). O mercado de automóveis e comerciais leves totalizou 170,4 mil emplacamentos em junho e 1.011.266 no acumulado do primeiro semestre.

Esse quadro todo também mexeu no ranking por modelos. O Chevrolet Onix, líder absoluto até o início deste ano, aparece em quarto lugar no acumulado do primeiro semestre, com 41,5 mil emplacamentos. A Fiat Strada lidera a lista dos automóveis e comerciais leves mais vendidos no Brasil, com 61 mil unidades e 6% de participação no mercado total.  O segundo colocado é o Hyundai HB20, com 45,4 mil licenciamentos, seguido do Fiat Argo, com 41,9 mil. O Jeep Renegade completa a lista dos Top 5 por modelo.


Foto: Divulgação/GM

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

De novo, GM demite em São José dos Campos por telegrama

Sindicato calcula o corte de 50 trabalhadores que estavam em licença remunerada

% dias atrás

Fatia de 5 marcas líderes em SUVs encolhe 11 pontos em um ano

A atual primeira colocada Volkswagen tem 15,7% dos licenciamentos. Há um ano Jeep liderava com…

% dias atrás

Mercado de caminhões engata movimento de recuperação

Vendas avançaram 45% em abril em relação há um ano

% dias atrás

Segmento de eletrificados mantém trajetória ascendente

Presidente da Fenabrave reconhe que os elétricos puros vêm se consolidando aos poucos nos grandes…

% dias atrás

O bom momento no mundo das picapes

Com 133 mil emplacamentos no quadrimestre, vendas do segmento cresceram 21,5% este ano

% dias atrás

Marcopolo tem lucro líquido 34,1% maior no primeiro trimestre

Encarroçadora de ônibus contabilizou R$ 316,9 milhões no período. Produção, entretanto, recuou 5,9%.

% dias atrás