Itens são 65% mais leves do que os similares fabricados em aço
Com itens 65% mais leves do que os similares fabricados com aço, a Fras-le apresenta uma nova linha de produtos em materiais compósitos, a Fras-le Smart Composites, que chega ao mercado brasileiro para atender, inicialmente, o segmento rodoviário, com a oferta de suportes de para-lamas para semirreboques.
A expectativa é que até outubro, no máximo, 40% dos equipamentos do gênero produzidos pela Randon Implementos já estejam saindo da fábrica equipados com a nova tecnologia, que ao reduzir o peso das peças propicia diminuição do consumo de combustível e, consequentemente, das emissões de poluentes. A ideia é buscar novos parceiros no setor automotivo em um futuro próximo.
“Com esse movimento, a companhia acompanha o rumo das megatendências tecnológicas no setor de mobilidade e alinha seu portfólio aos compromissos públicos de sustentabilidade firmados com foco em ESG”, comentou o COO das Empresas Randon e CEO da Fras-le, Sérgio Carvalho, ao apresentar a nova linha.
Os suportes de para-lamas fabricados em material compósito são classificados nas versões heavy duty e light duty. Segundo a Fras-le, os novos componentes passaram por rigorosos ensaios de durabilidade e, seja de forma estática ou dinâmica, apresentam desempenho superior aos postulantes em aço: “Por meio de uma furação simplificada, os suportes de para-lamas em compósitos facilitam o processo de montagem, não requerem pintura e não sofrem efeitos corrosivos”, garante a empresa.
O diretor-geral da Fras-le, Anderson Pontalti, informa que depois de tecnicamente habilitada, a concepção de novos produtos acontece de forma ágil, permitindo uma rápida expansão dentro do mercado automotivo. “O apelo em redução de massa, de forma competitiva e sustentável, vem alavancando grande interesse do mercado, já que novos desenvolvimentos são possíveis em períodos relativamente curtos, contando com toda estrutura do Centro Tecnológico Randon (CTR) para acelerar o processo de validação”, explica .
A habilitação da nova tecnologia iniciou-se em 2018, por meio de ações de inovação em produtos e desenvolvimentos de pesquisas no Instituto Hercílio Randon (IHR), com apoio do CTR. O plano ganhou corpo ao longo de três anos e nos primeiros meses de 2021 teve início a estruturação da parte industrial. A linha de produtos Fras-le Smart Composites está estabelecida dentro do complexo industrial da Fras-le, em Caxias do Sul, RS.
Foto: Divulgação/Fras-le/Alex Batistel
Sindicato calcula o corte de 50 trabalhadores que estavam em licença remunerada
A atual primeira colocada Volkswagen tem 15,7% dos licenciamentos. Há um ano Jeep liderava com…
Vendas avançaram 45% em abril em relação há um ano
Presidente da Fenabrave reconhe que os elétricos puros vêm se consolidando aos poucos nos grandes…
Com 133 mil emplacamentos no quadrimestre, vendas do segmento cresceram 21,5% este ano
Encarroçadora de ônibus contabilizou R$ 316,9 milhões no período. Produção, entretanto, recuou 5,9%.