O cavaco metálico, prinicipal resídio, é comprado pela Gerdau e vira vergalhões utilizados na construção civil

No contexto da política ambiental da corporação que busca continuamente as melhores práticas em seu sistema de gestão, a Meritor Brasil adere ao programa aterro zero. Com isso, passa a realizar o descarte de 100% de seus resíduos de forma controlada, eliminando a disposição em aterros sanitários.
A fabricante de eixos e sistemas de drivetrain visa atender não só as legislações vigentes no País, mas também buscar ganho ambiental, como é o caso da adoção do certificado ISO – 14001 há 21 anos.
“Mais do que eliminar o próprio aterro, é imprescindível avaliar as possibilidades de retornar o resíduo na forma de matéria-prima e, assim, completar o ciclo da vida útil dos insumos”, explica Felipe Pereira, analista Ambiental da Meritor Brasil. “Hoje, aqui na América do Sul, temos mais de 15 tipos de resíduos com diferentes destinações”.
O executivo informa ainda que até o começo deste ano a empresa ainda tinha alguns resíduos com destinação em aterros pela falta de opções tecnológicas e adequadas para eliminá-los. A Meritor, então, buscou no mercado soluções práticas e sustentáveis. “Algumas empresas parceiras começaram a oferecer soluções de reciclagem de material não inerte e desde janeiro passado estamos destinando esses materiais para reciclagem energética, ou seja, passam a ser utilizados como fontes de energia em processos de alimentação de fornos”, destaca Pereira.
O analista ambiental explica que, por definição, os resíduos sólidos são subdivididos em perigosos e não perigosos, esses recicláveis, tais como papel, papelão, plástico e metal. Quantos perigosos, atualmente são tratados por processos certificados como coprocessamento para resíduos sem condição de reinserção e rerrefino no caso de óleos usados.
No caso da fábrica de Osasco, SP, o principal resíduo a a ser tratado é o cavaco metálico (raspas das peças, oriundas do processo de usinagem). Ele agora é comprado pela Gerdau e vira vergalhões utilizados na construção civil. Por ano, mais de 5 mil toneladas dess material são reinseridos na cadeia produtiva.
Foto: Divulgação/Meritor
Picape híbrida teve somente 1,8 mil unidades licenciadas em quase dois anos
O presidente da entidade prevề cerca de 10 mil visitantes entre os dias 17 e…
Primeiro SUV da plataforma Neue Klasse chega por aqui com autonomia de 570 km ao…
Algumas empresas conseguirão ampliar seus volumes, enquanto outras perderão espaço mesmo em um mercado maior…
Foram financiadas 3,78 milhões de unidades novas e usadas no primeiro semestre, 10,9% a mais…
Executivo responderá mundialmente pelo cumprimento de metas do grupo