Fornecedor sueco de produtos químicos passa a usar cavalo-mecânico para 64 toneladas a bateria

A Scania entregou a Wibax, fornecedor de produtos químicos, um cavalo-mecânico elétrico com capacidade para 64 toneladas de peso bruto total combinado. Para a montadora o veículo representa mais um exemplo no avanço da eletrificação do transporte, que segue a passos largos, ao menos na Europa.
O modelo se insere na frota da Wibax para contribuir com o cumprimento de suas metas climáticas, além permitir reunir arsenal de informações para a montadora. O cavalo-mecânico de três eixos operará em rota no Norte da Suécia, entre as cidades de Piteå e Skellefteå, trecho de 80 quilômetros.
Segundo a Scania para preservar desempenho e permitir a capacidade de carga, a montadora aplicou motor elétrico “significativamente mais potente”, embora não tenha revelado especificações técnicas.
“Este é o primeiro equipamento de 64 toneladas totalmente elétrico que colocamos nas operações do cliente. Passo a passo, estamos demonstrando que as soluções elétricas estão acontecendo muito rapidamente e para basicamente todos os segmentos”, diz Fredrik Allard, chefe de E-mobilidade da Scania.
Como parte de uma parceria de longo prazo, ambas as empresas se debruçarão no projeto para aprimorar o uso do veículo, o que inclui carregamento, duração da bateria e planejamento de rota. O desenvolvimento ainda contribuirá nos planos da Wibax, que pretende adicionar mais caminhões elétricos na frota.
“Identificamos o transporte como nosso maior impacto ambiental. Este caminhão elétrico é um passo para garantir que possamos continuar nossas operações pensando no clima. Durante a vida útil deste caminhão, a Wibax reduzirá as emissões de CO2 em até 1,4 mil toneladas”, resume em nota Jonas Wiklund, CEO do Grupo Wibax. “Caminhões eletrificados mais leves já estão disponíveis no mercado há algum tempo, mas, para nós, isso só importa agora quando podemos eletrificar nossas cargas de 64 toneladas.”
LEIA MAIS
→Scania e sueca SCA desenvolvem de caminhão elétrico florestal
→Scania aprimora trem de força dos caminhões da Nova Geração
Fotos: Scania/Divulgação
Complexo com pistas de testes para desenvolvimento de tecnologias e veículos começa a ser construído…
Modelo lançado em 2019 bateu recorde de licenciamentos no ano passado
Rodrigo Soares é vice-presidente e Fernando Alves, diretor financeiro
Nova tecnologia do modelo promete recompor até 97% da capacidade energética da bateria em 9…
São 20 vagas e os interessados devem se cadastrar no site da Fundação Iochpe até…