Indústria

Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi vai acelerar eletrificação

Grupo deve anunciar investimentos de € 20 bilhões para os próximos cinco anos

A Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, informam agências internacionais, deve anunciar ainda esta semana que vai triplicar investimentos no desenvolvimento e produção de veículos elétricos.  As montadoras associadas estariam planejando desembolsar mais de € 20 bilhões nos próximos cinco anos.

Caso o valor se confirme, o grupo chegará a € 30 bilhões — já que vinha encaminhando € 10 bilhões em produtos e projetos de eletrificação no atual ciclo. Os recursos, afirmam as publicações, englobariam o lançamento em conjunto, até o fim desta década, de mais de 30 novos elétricos desenvolvidos sobre cinco plataformas para vendas em todos os mercados.

Quase toda a linha de veículos das três montadoras seria baseada nessas plataformas, incluindo os modelos de entrada de marcas mais baratas, como a Dacia, pertencente à Renault.

Segundo jornais japoneses, a aliança objetiva reduzir custos padronizando baterias e componentes de transmissão e, com isso, ter veículos elétricos com preços semelhantes aos de modelos a combustão interna antes mesmo de 2030.

Para chegar lá, porém, as parceiras devem investir em produção de baterias em várias bases produtivas da Europa e Ásia e compartilharem tecnologia de íon-lítio em estado sólido que está sendo desenvolvida pela Nissan.

→ Renault Kwid ganha evoluções em segurança e tecnologias

→ Renault será totalmente elétrica na Europa até 2030


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Ford pode seguir com híbridos na Europa depois de 2030

Plano inicial da montadora era oferecer só modelos a bateria na próxima década

% dias atrás

TRT determina fim da greve na Renault

Na sexta-feira, 10, representantes da montadora e do sindicato participam de reunião de conciliação

% dias atrás

Daimler Truck revela caminhão elétrico autônomo nível 4 nos EUA

Baseado no Freightliner eCascadia, modelo é projeto de pesquisa que combina visão de emissão zero…

% dias atrás

Peugeot e Citroën estão em “dívida” com Antonio Filosa

Marcas francesas ainda não cumpriram objetivos de mercado previstos pela Stellantis para o Brasil

% dias atrás

Os avanços da Fenatran na edição 2024

Área de exposição será 20% maior, com total de 100 mil m² e previsão de…

% dias atrás

Crescimento do mercado interno continua surpreendendo em 2024

Avanço nos emplacamentos no primeiro quadrimestre de 2024 sinaliza viés de alta nas projeções a…

% dias atrás