Sustentabilidade

Goodyear desenvolve pneu com 70% de materiais sustentáveis

Fabricante quer chegar a 100% até o fim da década

A Goodyear anunciou que já dispõe de um protótipo de pneu composto por 70% de materiais sustentáveis. Em sua composição estão 13 ingredientes em nove componentes diferentes.

O carbono negro está presente no reforço da composição para auxiliar no aumento da vida útil do pneu. Tradicionalmente feito pela queima de diversos tipos de derivados de petróleo, o novo pneu da Goodyear apresenta três tipos de carbono preto produzidos a partir de metano, dióxido de carbono e óleo vegetal.

As avaliações iniciais do ciclo de vida do produto, afirma a Goodyear, demonstram uma redução nas emissões de carbono em comparação com os métodos atuais de produção de carbono negro, derivados do uso de resíduos ou matérias-primas de base biológica.

A empresa também afirma que o uso de óleo de soja em pneus é uma importante inovação que ajuda a manter o composto de borracha flexível à medida que as temperaturas mudam. Trata-se de um recurso biológico que reduz o uso de produtos petrolíferos pela companhia.

Embora quase 100% da proteína de soja seja usada em aplicações de alimentos ou ração animal, um excedente significativo desse óleo está disponível para uso em aplicações industriais.

Já a sílica é um ingrediente frequentemente usado em pneus para ajudar a melhorar a aderência e reduzir o consumo de combustível.O novo pneu da Goodyear contém “uma variedade única de sílica”, reforça a fabricante.

Ela é subproduto derivado do processamento de casca de arroz, que muitas vezes é descartado e colocado em aterros sanitários. A sílica de alta qualidade foi produzida a partir da cinza residual da casca do cereal.

LEIA MAIS

→ Goodyear investe em pneu para os segmentos de SUV e picapes

→ Indústria de pneus ainda não recuperou números pré-pandemia

O poliéster é outro ingrediente presente que é reciclado a partir de garrafas e outros resíduos plásticos. Ele é revertido aos seus compostos químicos básicos, transformado em poliéster de grau técnico e então passa a ser utilizável para cabos de pneus.

“Definimos uma meta ambiciosa em 2020 para criar um pneu feito com materiais 100% sustentáveis em 10 anos e nossos cientistas e engenheiros fizeram grandes avanços em direção a essa meta”, disse Chris Helsel, vice-presidente de Operações Globais e diretor de Tecnologia da Goodyear.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Brasil passa a quinto maior mercado mundial de veículos chineses

Embarques ultrapassaram 322 mil unidades no ano passado

% dias atrás

Em Sorocaba, Toyota inicia produção em série do Yaris Cross

Já em pré-venda, novo SUV compacto chega nas concessionárias em fevereiro

% dias atrás

Importações de autopeças atingem maior valor no pós-pandemia

Compras na China cresceram 15% e foram decisivas para o déficit de US$ 15 bilhões…

% dias atrás

Daimler começará a fabricar caminhão a célula de hidrogênio este ano

Cavalo-mecânico utiliza combustível líquido e pode rodar mais de 1 mil km com um único…

% dias atrás

Volvo registra recorde nas vendas de caminhões seminovos em 2025

Fabricante garante procedência e para veículos da marca oferece serviços de conectividade

% dias atrás

VWCO tem na Argentina o seu maior mercado fora do Brasil

No ano passado, a fabricante registrou crescimento de 12% nas vendas

% dias atrás