Empresa

Stellantis quer brigar pela liderança mundial em elétricos

Montadora objetiva vender anualmente 5 milhões de veículos a bateria até 2030

A Stellantis acaba de fechar seu primeiro ano de existência com resultados financeiros muito comemorados, mas já trata de anunciar que quer bem mais para o transcorrer dos próximos anos. Na última terça-feira, 1, coube ao CEO Carlos Tavares antecipar os principais pontos e objetivos do “Dare Faward 2030”, plano estratégico que, dentre outros movimentos, pretende colocar a  montadora na briga pela liderança global de veículos eletrificados.

Em seu pronunciamento, o executivo também arriscou ao afirmar: “A Stellantis será a campeã da indústria na mitigação das mudanças climáticas, tornando-se carbono neutra até 2038, com uma redução de 50% já em 2030”.

Para alcançar esses objetivos, o grupo, que detém 14 marcas de automóveis, projeta que os veículos elétricos a bateria, conhecidos como BEVs, respondam por 100% de suas vendas na Europa e 50% nos Estados Unidos até o fim desta década. “Planejamos ter mais de 75 BEVs e atingir vendas globais anuais de 5 milhões de veículos BEVs até 2030”, revelou Tavares

 

Dois deles foram antecipados pelo executivo durante a apresentação:  o primeiro Jeep totalmente elétrico e uma nova picape RAM, a 1500 BEV, que será lançada em 2024. O futuro Jeep chegará antes, em 2023, e será menor do que o atual Renegade.

“Até 2024, vamos nos concentrar na eletrificação da oferta das nossas marcas de luxo. A partir daí, avançaremos para ter opções elétricas em todos os segmentos de cada uma das marcas”, esclareceu o CEO, que vê nas celulas de combustível a hidrogênio a melhor propulsão para seus veículos comerciais. Tanto que,  já a partir de 2024 na Europa e no ano seguinte nos Estados Unidos, serão apresentadas grandes vans com a tecnologia e na sequencia para outros produtos do segmento.

Do ponto de vista financeiro, a Stellantis tem como premissa manter ao longo desta década a margem operacional de dois dígitos, já alcançada em  seu primeiro ano, dobrar seu faturamento para € 300 bilhões até 2030 — chegou a US$ 152 bilhões em 2021.

LEIA MAIS

→ Stellantis lucra € 13,4 bilhões em 2021, seu primeiro ano


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Perda da produção da Renault é estimada em 4 mil veículos

Greve completou cinco dias úteis e só na quinta-feira haverá nova assembleia para definir rumo…

% dias atrás

Na Adient, de bancos automotivos, PLR é de R$ 14,1 mil

Acordo fechado com Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba também prevê abono de R$ 5…

% dias atrás

Caoa Chery triplica vendas e inverte cenário de dificuldades

Marca caminha para seu melhor ano no Brasil

% dias atrás

Unidas apura crescimento perto de 30% na receita do primeiro trimestre

Ao fim do período a empresa contabilizou 116 mil ativos, dentre veículos leves e pesados

% dias atrás

Kinsol investe R$ 150 milhões em 1 mil eletropostos

Todos eles serão instalados na Grande São Paulo até o final de 2025

% dias atrás

Produção de motocicletas tem alta de 17% no primeiro quadrimestre

Resultado foi o melhor para o período dos últimos 12 anos

% dias atrás