Sustentabilidade

Renault amplia frota de veículos elétricos em Noronha

Montadora cedeu mais dez Zoe para o programa de descarbonização da ilha

Pela Lei Estadual nº 16.810/20 do Estado de Pernambuco, a partir de 12 agosto de 2023 motos, carros, ônibus e caminhões movidos a combustível fóssil não poderão mais entrar em Fernando de Noronha e de 2030 em diante somente veículos com emissão zero circularão no arquipélago.

Para alcançar esses objetivos, o chamado programa Noronha Carbono Zero ganhou, nesta semana, uma nova etapa com a criação do Projeto Trilha Verde, que contará com dez unidades do Renault Zoe E-TECH Electric. Os veículos serão utilizados pelo administração da ilha, turistas e pela Neoenergia, empresa de energia do Estado.

Além dos automóveis 100% elétricos, o Trilha Verde prevê ainda a instalação de duas usinas solares para geração de energia limpa  que movimentarão os veículos e também para ou outras aplicações. Compostas por placas fotovoltaicas, ocuparão 2,3 mil m² e serão construídas próximas à usina de tratamento de resíduos. Terão capacidade de gerar 155 MWh anualmente, o triplo da energia consumida por todos os veículos do projeto que circulam pela ilha. Ou seja, cada veículo poderá rodar anualmente 16 mil km sem emitir um grama de CO2.

Construída a primeira usina, o passo imediatamente seguinte será a instalação de 12 carregadores pela Neoenergia ao longo de toda a extensão da ilha. Serão pontos de recarga de 7,4 e de 22 kW.

Com a nova frota cedida agora, já são 46 Renault utilizados na principal ilha do arquipélago, dentre unidades do Twizy, de apenas dois lugares, passando pelo Zoe  e até o comercial leve Kangoo E-TECH. “Queremos ser reconhecidos como uma empresa de tecnologia, serviços e energia limpa. É um privilégio contribuir com o programa Noronha Carbono Zero, e assim ajudar na preservação de um patrimônio ecológico”, diz Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.

A Renault apoia o programa de descarbonização de Fernando de Noronha desde 2019. A circulação de veículos elétricos, criação de infraestrutura para a mobilidade sustentável e produção de energia limpa na ilha estão conectadas às ações promovidas pela Mobilize, divisão do Grupo Renault, lançada em 2021, e que oferece serviços de mobilidade, energia e dados para consumidores finais, empresas, cidades e órgãos públicos.

LEIA MAIS

→ Renault terá nova plataforma, SUV e motor 1.0 turbo produzidos no Paraná

→ Renault amplia serviço de carsharing


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Brasil passa a quinto maior mercado mundial de veículos chineses

Embarques ultrapassaram 322 mil unidades no ano passado

% dias atrás

Em Sorocaba, Toyota inicia produção em série do Yaris Cross

Já em pré-venda, novo SUV compacto chega nas concessionárias em fevereiro

% dias atrás

Importações de autopeças atingem maior valor no pós-pandemia

Compras na China cresceram 15% e foram decisivas para o déficit de US$ 15 bilhões…

% dias atrás

Daimler começará a fabricar caminhão a célula de hidrogênio este ano

Cavalo-mecânico utiliza combustível líquido e pode rodar mais de 1 mil km com um único…

% dias atrás

Volvo registra recorde nas vendas de caminhões seminovos em 2025

Fabricante garante procedência e para veículos da marca oferece serviços de conectividade

% dias atrás

VWCO tem na Argentina o seu maior mercado fora do Brasil

No ano passado, a fabricante registrou crescimento de 12% nas vendas

% dias atrás