Produto

Brasileiros participam do projeto do motor Cummins da Ram 3500

Nova versão gera 377 cv a 2.800 rpm, 12 cv a mais do que a que equipa a Ram 2500

Desenvolvido nos Estados Unidos com participação do time de engenharia brasileiro, a nova versão do motor Cummins turbo diesel de 6,7 litros que equipa a recém-lançada Ram 3500 traz 12 cv a mais em relação à da Ram 2500. O propulsor da nova picape gera 377 cv a 2.800 rpm, a maior potência entre todas as picapes a diesel disponíveis no País, segundo informações da própria Stellatis.

O modelo também traz número recorde de torque no segmento, de 1.150 Nm a 1.700 rpm, 65 Nm a mais do que a Ram 2500, é em sua faixa de atuação é o que oferece maiores capacidades de carga e de reboque, respectivmente de até 1.752 kg e de 9.021 kg

O engenheiro de Aplicações da Cummins Brasil, Fábio Antoniazzi Prior, comenta que ajustes na injeção e em alguns componentes do motor permitiram o aumento da potência e do torque, em relação à Ram 2500, sem comprometimento da durabilidade.

Ele destaca, entre as principais novidades, a adoção do sistema SCR (Selective Catalytic Reduction), que utiliza o Arla 32 para tratar os gases de exaustão e reduzir a emissão de poluentes, aliviando o uso do sistema EGR de forma que a combustão do motor seja mais eficiente e os gases da combustão sejam tratados também por meio do pós tratamento, não somente dentro da câmara de combustão.

LEIA MAIS

Maior picape do mercado, RAM 3500 tem preço de superesportivo

O engenheiro esclarece, ainda, que pelas características do motor, a Ram 3500 deve consumir exclusivamente diesel S10: “Esse combustível garante ao veículo melhor performance, mais robustez e durabilidade, sem comprometimento de eficiência, consumo e emissões”.

A nova versão do Cummins 6,7 litros utilizado, assim como a utilizada na Ram 2500, tem bloco de ferro fundido vermicular, que propicia maior resistência estrutural e menores níveis de ruído, vibração e aspereza (tríade também conhecida pela sigla inglesa NVH), além de reduzir o peso total do conjunto.


Fotos: Divulgação/Cummins

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Rápido Sumaré negocia com a Iveco Bus 55 unidades

Transporte de passageiros

% dias atrás

Daimler e Volvo se unem por caminhões definidos por software

Joint venture oferecerá plataforma de produtos e serviços a outras montadoras de veículos comerciais

% dias atrás

Seitz, da VW, sobre chineses: “Quando começarem a produzir aqui, acaba a alegria”.

Executivo fala do atual momento do mercado brasileiro e da melhoria na relação com fornecedores

% dias atrás

Brasil assume 3º lugar no ranking global da Volkswagen

Evento The One premia os 12 melhores fornecedores da montadora na América do Sul

% dias atrás

Nova assembleia na Renault será só na terça-feira

Metalúrgicos da montadora e da Horse querem PLR maior e melhores condições de trabalho

% dias atrás

Grupo Ademir Transportes renova frota com a Mercedes-Benz

Transporte de combustíveis

% dias atrás