Mercado

Emplacamentos de caminhões crescem 25% em março

Demanda segue aquecida, mas fabricantes ainda têm dificuldades com falta de componentes

Balanço das vendas de veículos apresentado pela Fenabrave na terça-feira, 5, mostra crescimento de 24,9% nos licenciamentos de caminhões em março em relação a fevereiro, de 8,1 mil para 10,1 mil unidades.

De acordo com a federação que representa os concessionários, a procura se mantém em alta e as fabricantes buscam equilibrar as entregas, atualmente com esperas de 60 dias para alguns produtos.

“Há boa demanda de caminhões no mercado e a produção, pouco a pouco, vem se equalizando com a procura de veículos”, avalia José Maurício Andreta Jr., presidente da Fenabrave. “Tanto que em dezembro do ano passado havia entregas sendo agendadas para até 180 dias.”

Na comparação anualizada entre os mesmos meses, no entanto, o mercado encolheu 6,11%, embora em mesmo patamar de emplacamentos acima de 10 mil unidades.

Com o desempenho de março, os licenciamentos do primeiro trimestre registraram 26,7 mil caminhões entregues, em alta de 3,87% sobre as 25,7 mil unidades negociadas no mesmo período de 2021.

Dentre as observações do balanço de mercado, a Fenabrave destacou como boa notícia o Renovar, programa de renovação de frota criado pelo governo federal na sexta-feira, 1º de abril.

“Além da melhora na segurança viária, a medida pode trazer ganhos ambientais, diminuir custos logísticos, aumentar a segurança e reduzir acidentes e, consequentemente, beneficiar toda a economia”, resumiu Andreta Jr.

LEIA MAIS

→Mercedes-Benz suspenderá produção por 15 dias

→Governo institui programa de renovação de frota Renovar


Foto: Mercedes-Benz/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Exportações de veículos acumulam queda de 20% até maio

Embarques para Argentina, o maior mercado, recuaram mais de 30% nos cinco primeiros meses

% dias atrás

Lula lança Move Brasil – Entregadores e Motoapp

O prazo de financiamento é de 48 meses, com dois de carência. Mulheres pagarão juros…

% dias atrás

Estoque beira 500 mil veículos, 329 mil importados

Compras na China cresceram expressivos 86,6% este ano, enquanto carros argentinos perdem espaço no Brasil

% dias atrás

Produção de caminhões ganha mais ritmo em maio

Baixas persistem em relação aos volumes do ano passado, mas devem receber contribuição com o…

% dias atrás

Com 4,3 mil contratações no ano, produção supera 1,1 milhão de veículos

Aumento da oferta sobre 2025 é de 7,1%. Só em maio foram criadas 1.100 novas…

% dias atrás

Hyundai lança i20 no Brasil e cria ponte entre hatchbacks e SUVs compactos

Novo modelo produzido em Piracicaba chega ao mercado em seis versões, com preços entre R$…

% dias atrás