Produto

SUV topo da Mercedes-Benz, elétrico EQS pode rodar até 660 km

Modelo tem capacidade para sete passageiros e muita tecnologia

O terceiro modelo da Mercedes -Benz baseado na EVA, sigla em inglês para Arquitetura de Veículos Elétricos, foi apresentado nesta terça-feira, 18, na Europa. O SUV EQS de sete lugares pode, a depender da configuração, rodar até 660 km com uma carga de bateria, afirma a montadora.

O modelo tem muitos componentes e proporções semelhantes com os do também elétrico sedã EQSs. O entre-eixos, por exemplo, tem os mesmos 3.210 milímetros do sedã, mas o SUV é 20 centímetros mais alto. Esse espaço facilita a acomodação sobretudo para os passageiros da segunda fileira de bancos, ajustados eletricamente.

O utilitário esportivo será oferecido nas versões EQS 450+ e EQS 580 4Matic . Elas possuem trem de força no eixo traseiro e, no caso das 4MATIC, também no eixo dianteiro  A suspensão pneumática ajustável é equipamento padrão e pode ser elevada em vários centímetros, inclusive para off road no caso da 4Matic.

Outro recurso de série que que facilita a vida do condutor, sobretudo em manobra, são as rodas traseiras que giram até 4,5 graus e, opcionalmente, até 10 graus.

O EQS que será vendido na Europa é o primeiro modelo da Mercedes-Benz capaz de detectar se os bancos traseiros estão realmente ocupados. Se um passageiro na parte traseira não estiver usando o cinto de segurança, o motorista recebe um aviso específico.

O veículo dispõe do sistema de navegação Electric Intelligence que planeja o percurso mais rápido, incluindo pontos de carregamento. Com base em vários fatores, ele reage dinamicamente a engarrafamentos ou a uma mudança no estilo de condução, por exemplo.

No interior, o grande destaque é a MBUX Hyperscreen, tela opcional grande e curva que ocupa todo o painel de porta a porta. Na verdade, tratam-se de três telas abrigadas sob um único vidro.

LEIA MAIS

→ Montadoras aceleram estudos sobre infraestrutura de recarga para elétricos

→ Mercedes-Benz Vision EQXX faz 1.000 Km com uma carga de bateria

O passageiro da frente pode se entreter em uma tela Oled de 12,3 polegadas sem qualquer risco de distração do motorista.Um sistema de monitoramento, baseado numa câmera, acusa se ele está olhando para a tela do passageiro e automaticamente escurece a imagem.

Os displays head-up são opcionais e estão disponíveis em dois tamanhos. O Head-up Display de Realidade Aumentada mostra informações e ações relevantes em três dimensões na situação real de direção e nos arredores. Uma imagem virtual colorida parece flutuar no campo de visão a uma distância de cerca de 10 metros.

“Com o EQS SUV continuamos a implementar a estratégia de tornar nossos veículos mais sustentáveis ​​e digitais, com o objetivo de construir os carros elétricos mais desejáveis ​​do mundo”, delcarou Ola Källenius, presidente do Conselho de Administração do Grupo Mercedes-Benz AG, que promete portfólio de  nove modelos Mercedes-EQ totalmente elétricos em todo o mundo ainda este ano.

Uma bateria de íons de lítio com até 12 módulos de células garante a energia para o EQS SUV, agora o utilitário epsortivo topo da marca e que deve chegar também nos Estados Unidos ainda este ano. Em um carregador DC de 200 kW são necessários somente 31 minutoss para se obter 80% da carga. Em uma tomada normal, porém, leva mais de 11 horas.

Os motores são os mesmos do sedã, com ligeiras modificações. Os das versões EQS 450+ e 450 4Matic desenvolvem 364 cv. Para o  580 4Matic foi reservado um conjunto capaz de entregar com 530 cv.


Fotos: Divulgação

 

 

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Ford pode seguir com híbridos na Europa depois de 2030

Plano inicial da montadora era oferecer só modelos a bateria na próxima década

% dias atrás

TRT determina fim da greve na Renault

Na sexta-feira, 10, representantes da montadora e do sindicato participam de reunião de conciliação

% dias atrás

Daimler Truck revela caminhão elétrico autônomo nível 4 nos EUA

Baseado no Freightliner eCascadia, modelo é projeto de pesquisa que combina visão de emissão zero…

% dias atrás

Peugeot e Citroën estão em “dívida” com Antonio Filosa

Marcas francesas ainda não cumpriram objetivos de mercado previstos pela Stellantis para o Brasil

% dias atrás

Os avanços da Fenatran na edição 2024

Área de exposição será 20% maior, com total de 100 mil m² e previsão de…

% dias atrás

Crescimento do mercado interno continua surpreendendo em 2024

Avanço nos emplacamentos no primeiro quadrimestre de 2024 sinaliza viés de alta nas projeções a…

% dias atrás