A Daimler Truck, por meio de sua marca Freightleiner no Estados Unidos, exercitou suas capacidades em um caminhão autônomo SAE Nível 4 baseado no elétrico eCascadia. Ao combinar as duas tecnologias, a empresa entende empacotar sua visão de transporte sustentável e desafios do futuro, como zero emissões e maior segurança rodoviária.

O Freightliner eCascadia é um modelo elétrico de produção em série desde 2022 e já presente em 55 frotas nos Estados Unidos. Para aumentar alcance de pesquisa e desenvolvimento, o veículo recebeu software de direção autônoma da Torc Robotics, subsidiária da Daimler Truck. Embora de demonstração, a empresa diz que o protótipo autônomo tem potencial de evoluir para uma plataforma modular e escalonável.

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“Ao combinar tecnologias autônomas e de emissão zero em um único produto, estamos testando soluções para desafios que nossos clientes provavelmente enfrentarão no futuro”, observa em nota John O’Leary, presidente e CEO da Daimler Truck North America. “Queremos oferecer opções que permitam ao transportador fazer melhor o que fazem. Isso exige muita previsão, questionamento, testes, aprendizado, melhoria e parceria com os clientes com anos de antecedência para finalmente encontrar a solução certa. Este caminhão é um ótimo exemplo do início desse processo de desenvolvimento.”

A Daimler Truck destaca que vem desenvolvendo e testando tecnologia de caminhões autônomos com a marca Freightliner desde 2015. O chamado Freightliner Inspiration Truck, primeiro caminhão comercial autônomo licenciado SAE Nível 2 opera em rodovias públicas abertas nos Estados Unidos. A empresa pretende entrar no mercado com produção de caminhões autônomos SAE Nível 4 nos Estados Unidos até 2027.


Foto: Daimler Truck//Divulgação

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