Mercado

Consumidor mais cauteloso faz mercado de usados recuar

Fenauto admite que juros altos e desempenho da economia afetam a venda de veículos este ano

A média de vendas por dia útil até foi um pouco melhor em abril do que em março, com alta de 5,6%, mas o mercado de veículos usados segue este ano com desempenho inferior ao de 2021. Em números absolutos, houve queda de 13,6% no comparaitivo  do quarto mês do ano com o terceiro, com totais de, respectivamente, 939.182 e 1.086.602 de unidades.

Dados da Fenauto, a federação nacional que representa os lojistas independentes, indicam a venda de 3.706.064 veículos no acumulado do primeiro quadrimestre, número 21,2% inferior ao do mesmo período do ano passado (4.705.64710). O presidente da entidade, Emilson Sales, admite que há um movimento de cautela por parte dos consumidores.

“De uma maneira geral, o consumidor ainda está cauteloso em suas decisões de compra e endividamento, observando o desempenho da economia, crescimento da inflação, taxa de juros e o oferecimento de crédito”, comenta o empresário, adiantando que a expectativa do setor é haja estabilidade no mercado ao longo do ano.

Os números da Fenauto contemplam tanto veículos leves e pesados, como também as motocicletas. O maior volume, na faixa de 60%, ´pe de automóveis. Na divisão por tempo de uso, os seminovos, aqueles com até 3 anos de uso, tiveram queda nas vendas de 16% no primeiro quadrimestre, com 629,1 mil unidades comercializadas. Já os chamados usados jovens, com 4 a 8 anos de uso, sofreram recuo maior, de 32,7%, somando pouco mais de 1 milhão de unidades.

O mercado de veículos leves 0 km também tem desempenho negativo este ano, o que por enquanto ainda é atribuído à falta de produtos por causa dos gargalos na produção decorrentes da escassez de semicondutores. Certo é, no entanto, que os juros altos e a inflação crescente já preocupam os executivos de montadoras e concessionárias, que não descartam que o cenário econômico pode acabar afetando de maneira mais contundente as vendas de modelos novos.


 

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Fim da prova de baliza vai facilitar obtenção da CNH

Nove Detrans já eliminaram a obrigatoriedade de teste da manobra

% dias atrás

Carro híbrido estreia no Top 10 dos seguros mais acessíveis no País

Levantamento da Creditas Seguros mostra o BYD Song Pro em oitavo lugar nessa seleta lista

% dias atrás

Nova portaria do Mover alia Brasil às tendências globais

Regulamentação complementar dispõe sobre procedimentos a serem observados para as metas de eficiência energética

% dias atrás

Maru Escobedo assume BMW Group na América Latina

Executiva responderá interinamente pela operação brasileira até a nomeação de seu substituto

% dias atrás

Jeep Compass ganha motor Hurricane Turboflex 2.0

Versão Blackhawk Flex custa R$ 274.290 e entrega 272 cv de potência

% dias atrás

Grupo Redentor renova a frota com 109 ônibus da Mercedes-Benz

Transporte público coletivo

% dias atrás