Produto

Hyundai desafia Tesla com o elétrico Ioniq 6

Sedã começa a ser vendido na Coreia do Sul e Europa este ano

AHyundai lançou nesta quinta-feira, 14, o Ioniq 6, seu primeiro sedã totalmente elétrico. O modelo começará a ser produzido neste terceiro trimestre na fábrica de Asan, Coreia do Sul, e chegará aos mercados local e europeu até o fim do ano, com distribuição para outras praças na sequência.

Segundo a montadora, o Ioniq 6 tem autonomia estimada em 610 km, 30% maior do que seu crossover Ioniq 5. Custará cerca de US$ 42 mil na Coreia, onde será oferecido em versão com bateria de 53 KWh  ou 77,4 kWh. Em uma estação rápida de 350 kW pode ser recarregado de 10% a 80% em apenas 18 minutos.

A opção da bateria de longo alcance de 77,4 kWh está presente em versões com tração traseira ou nas quatro rodas, neste caso com dois motores que desenvolvem conjuntamente potência de 239 kW e 605 Nm de torque e permitem aceleração de 0 km/h a 100 km/h em 5,1 segundos.

A Hyundai não esconde que, com esse perfil e características técnicas,  o objetivo é competir com os produtos da Tesla nos vários mercados para onde enviará o novo carro. Montado sobre a E-GMP, Plataforma Modular elétrica Global, o sedã mede 4.855 mm de comprimento e tem 2.950 mm de entre eixos. Prima pelo espaço interno e um design bastante aerodinâmico.

A condução pode ser personalizada com auxílio do  sistema EV Performance Tune-up, que permite ao motorista ajustar livremente o esforço de direção, a potência do motor, a sensibilidade do pedal do acelerador e o modo de transmissão.

Com atualizações de software Over-the-Air (OTA), o Ioniq 6 possui vários recursos de direção autônoma presentes em outros modelos do Grupo Hyundai, que já possui 31 veículos elétricos, incluindo os da marca de luxo Genesis e da Kia. A empresa trabalha com o objetivo de alcançar 12% do mercado global de elétricos até 2030.

“O Ioniq 6 é o passo ambicioso na estratégia da Hyundai Motor para acelerar sua transição para a eletrificação e para uma posição como líder global em EVs”, disse Jaehoon Chang, presidente e CEO da Hyundai Motor Company.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Sem acordo, greve continua e Renault acumula perda de 5,3 mil carros

Sindicato convoca assembleia para esta quinta-feira, às 14h

% dias atrás

Moura, Iochpe e Michelin vencem prêmio socioambiental da Mercedes-Benz

Montadora também premiou projetos de concessionárias

% dias atrás

Scania leva a melhor no ranking de caminhões pesados

Fabricante participou com quase 30% das vendas no segmento

% dias atrás

Impacto das enchentes do RS na cadeia automotiva

A catástrofe natural do estado gaúcho atinge a indústria automobilística nacional de várias formas e…

% dias atrás

Ricardo Bianchi, o novo diretor de Vendas da Nissan Brasil

Ele substitui Rodolfo Possuelo,  que desde abril dirige o Pós-Vendas da montadora na região

% dias atrás

Niterra lança correias e roletes para scooters

Empresa detém as marcas NGK e NTK

% dias atrás