Tecnologia

Nissan tem nova estratégia para motorizações eletrificadas

Montadora espera paridade de custos entre motores elétricos e a combustão em 2026

Mais do que as conterrâneas concorrentes, a Nissan é a marca japonesa que mais tempo já dedicaous aos veículos elétricos até agora. E não está disposta a perder essa distinção. Tanto que nesta sexta-feira, 10, a montadora revelou sua nova estratégia global para o desenvolvimento de motorizações eletrificadas — batizada de “X-em-1” — e que norteará seus lançamentos nos próximos anos.

A Nissan compartilhará e modularizará componentes-chave de veículos elétricos e equipados com a tecnologia de hibridização e-Power esperando reduzir, até 2026, 30% os custos de desenvolvimento apurados em 2019. Daqui a três anos, calcula a empresa, será alcançada a paridade de preços entre seus motores e-POWER e a combustão interna.

A montadora já desenvolveu protótipo de motorização 3-em-1, que modulariza o motor elétrico, inversor e redutor, e que deverá ser utilizado em veículos elétricos, e também o 5-em-1 – que ainda modulariza o gerador e o sistema de engrenagens –, destinado a veículos equipados com o sistema e-Power.

Dentre os benefícios dessa estratégia, além da redução de custo e de permitir a produção em uma única linha, estão a redução do tamanho e peso do motor, o que potencializa a performance de condução do veículo, minimizando vibrações e ruídos, e a adoção de um motor elétrico recentemente desenvolvido que reduz o uso de elementos provenientes de terras raras a 1% ou menos do peso magnético.

“Aproveitamos nossa expertise e know-how de mais de uma década no desenvolvimento e produção de tecnologias de eletrificação e vamos  criando novo valor para os clientes e entregando modelos com tração 100% elétrica da forma mais abrangente possível”, diz Toshihiro Hirai, Vice-Presidente Sênior, que comanda o desenvolvimento de motorizações e veículos elétricos.

LEIA MAIS

→ Renault e Nissan investirão US$ 600 milhões em seis veículos na Índia


Foto:  Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Produção da Renault segue paralisada

Não houve acordo na reunião de conciliação desta sexta-feira. Novo encontro foi marcado para o…

% dias atrás

Carlos Fraga é o novo diretor de Marketing e Desenvolvimento de Rede da Iveco

Executivo atuava na área de pós-venda da fabricante

% dias atrás

A Stellantis quer importar “fábrica” de motores

Segundo o MDIC, projeto envolve investimento de R$ 454 milhões e vai gerar 600 empregos…

% dias atrás

Festival Interlagos 2024 tem confirmação de 13 fabricantes de veículos

Outras 14 marcas seguem em negociação com o evento, que espera receber 120 mil visitantes…

% dias atrás

Chega a 69 o total de habilitações ao Mover

No pacote estão as principais montadoras instaladas no País e autopeças como Bosch e Shulz

% dias atrás

Banco Randon passa a oferecer linha de crédito de baixo carbono

Produto visa promover financiamentos do com eixo elétrico da Suspensys

% dias atrás