O monitoramento de motoristas ganha um novo aliado tecnológico. A Aumovio apresentou dispositivo que pode mudar a forma de verificar se o condutor de um veículo ingeriu bebida alcoólica antes de dirigir.

Desenvolvido em parceria com outra empresa alemã, a trinamiX, ele mede o nível de álcool no sangue por meio de toque do dedo em sensor miniaturizado instalado no painel do automóvel, semelhante a um leitor de impressão digital de um celular, por exemplo.

A análise é feita por NIR, espectroscopia no infravermelho próximo, recurso que identifica moléculas de etanol sob a pele e estima, em poucos segundos, a concentração de álcool no sangue.

LEIA MAIS

→ Aumovio estreia com meta de crescer de 3% a 5% ao ano no Brasil

Quando o motorista posiciona o dedo sobre a superfície, pulsos de luz infravermelha penetram no tecido sob a pele. A luz refletida é então analisada por algoritmos de inteligência artificial, que identificam o teor alcoólico no sangue.

Ricardo Rodrigues, diretor geral da Aumovio Brasil, diz que o sistema foi desenvolvido pensando em possíveis exigências regulatórias que possam surgir no futuro.

A funcionalidade do sistema já foi comprovada em um estudo clínico registrado no Deutsches Register Klinischer Studien (DRKS).

Por enquanto, a tecnologia está disponível apenas para o mercado europeu e a empresa ainda não divulgou quando ela poderá chegar a outros países.


Foto: Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!