Em evento realizado em Copenhagen, na Dinamarca, a unidade de vans da Mercedes-Benz apresentou o que chamou de Vision Urbanetic, inédito conceito de mobilidade que alia compartilhamento do transporte de pessoas ou de mercadorias com base em propulsão elétrica e tecnologias autônomas.

A ideia se baseou em um chassi que permite receber diferentes carrocerias a depender do propósito de uso, com capacidade para acomodar até 12 passageiros ou espaço para até dez pallets de carga. Os módulos são substituídos por meio de processo automatizado em apenas alguns minutos. A plataforma incorpora todas funções de direção, o que significa que o chassi pode chegar ao local de destino sem a carroceria acoplada.

Conectado em rede, o sistema do veículo não só avalia as informações locais como pode aprender com elas, permitindo se antecipar e reagir a necessidades futuras. A tecnologia pode, por exemplo, capturar os dados de um sistema de controle de trânsito para identificar uma multidão de pessoas reunidas em determinada área, como um show. A partir daí o operador poderá enviar veículos para atender à demanda pelo transporte.

O objetivo da Mercedes-Benz com o Vision Urbanetic é oferecer transporte a mais pessoas e mercadorias em uma infraestrutura praticamente inalterada. O resultado traria redução de veículos nas ruas e, consequentemente, menos poluição e ruído.


Fotos: Mercedes-Benz Vans/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!