A Bosch desenvolveu sistema que pode salvar a vida de muitos motociclistas. O Help Connect, como é conhecido, automaticamente alerta serviços de emergência em caso de acidente e permite que o resgate se dê em menor tempo possível. Já está sendo oferecido a consumidores da Alemanha.

A tecnologia utiliza dados do sistema de controle de estabilidade, em particular do sensor inercial, que avalia 100 vezes por segundo a aceleração e a velocidade angular da motocicleta. O algoritmo de colisão integrado detecta se o motociclista se envolveu em um acidente ou se, por exemplo, apenas a moto caiu ao ser estacionada.

As informações são enviadas, via bluetooth, a aplicativo da Bosch no celular do motociclista, que repassa  automaticamente a localização do veículo para os serviços de emergência. O Help Connect também pode transmitir dados médicos fornecidos pelo motociclista e, se registrado previamente, encaminhar todas as informações sobre o acidente automaticamente a outras pessoas.

A Bosch enfatiza que mensagens automáticas podem reduzir em até 50% o tempo necessário para que o resgate chegue ao local do acidente. No caso de o motociclista acidentado não puder se comunicar, os serviços de emergência recebem a localização do acidente com base no GPS do smartphone do condutor.

LEIA MAIS

→ Desenvolvido pela Bosch, ESP completa 25 anos


Foto: Divulgação

 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!