AVolkswagen e a Microsoft Corporation decidiram trabalhar juntas para desenvolver a Volkswagen Automotive Cloud, ou Nuvem Automotiva da Volkswagen, definida pela montadora como uma das maiores nuvens exclusivas da indústria automotiva, que envolverá todos os futuros serviços digitais e ofertas de mobilidade da empresa.

A parceria estratégica com a Microsoft foi aprovada pelo Conselho Supervisor da Volkswagen AG nesta sexta-feira, 28. “Essa parceria  vai turbinar nossa transformação digital”, afirmou Herbert Diess, CEO mundial da montadora. “A Volkswagen, como uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo, e a Microsoft, com seu domínio único da tecnologia digital, casam extraordinariamente bem. Juntos, vamos desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento do futuro da automobilidade.”

O CEO da Microsoft, Satya Nadella, disse que a empresa “está empolgada” por ter sido escolhida pela Volkswagen para essa parceria. “A Volkswagen está reunindo tecnologia para transformar digitalmente e proporcionar novos serviços inovadores de conexão para os carros aos seus clientes. Juntos, vamos modificar a experiência de dirigir para pessoas em todos os lugares.”

LEIA MAIS

Volkswagen já avalia alternativas para ampliar a produção no País

Grupo Volkswagen quer 10 milhões de elétricos sobre a plataforma MEB

VW desenvolve o e-Flex, ônibus híbrido com motor de automóvel

De acordo com comunicado da Volkswagen, a partir de 2020 mais de 5 milhões de novos veículos da marca serão totalmente conectados a cada ano e farão parte da Internet das Coisas na nuvem. “A profunda parceria entre as duas companhias vai lançar as bases para combinar a expertise global da Microsoft em relação à nuvem com a experiência da Volkswagen como fabricante de automóveis com presença no mercado global”.

Anúncio

O projeto é desenvolver em conjunto uma abrangente nuvem industrial automotiva. No futuro, todos os serviços a bordo dos veículos da marca Volkswagen, assim como a plataforma baseada na nuvem para todo o grupo (também conhecida como ODP, One Digital Platform) serão construídos sobre a plataforma e serviços Azure da Microsoft, assim como a Azure IoT Edge.

Por meio da Volkswagen Automotive Cloud, a empresa irá otimizar consideravelmente a interconexão entre o veículo, a plataforma baseada em nuvem e serviços centrados no cliente para todas as marcas, como o sistema Volkswagen We. Com isso, a Volkswagen poderá proporcionar novos serviços e soluções como experiências no carro para os clientes, telemática e conexão segura de dados entre o carro e a nuvem.

Como parte da nova entidade, a Volkswagen vai implantar um novo centro de desenvolvimento da nuvem automotiva na América do Norte, próximo à sede da Microsoft, que irá prover apoio direto à montadora, incluindo recursos para ajudar nas contratações, gerenciamento de recursos humanos e serviços de consultoria. A expectativa é contar com cerca de 300 engenheiros no futuro próximo.

Além do embasamento tecnológico da parceria, a Microsoft vai dar acesso ao conhecimento da nuvem para toda a organização, de forma que os engenheiros da Volkswagen possam aprender e se beneficiar da forte cultura de colaboração e agilidade da Microsoft, transferindo essas experiências para o núcleo da organização Volkswagen.

Num período mais longo, as soluções desenvolvidas a partir desta nova parceria serão levadas a outras marcas do Grupo Volkswagen em todas as regiões do mundo, o que inclui a família elétrica Volkswagen ID., assim como modelos com propulsão convencional. No futuro, em síntese, os carros da frota da Volkswagen se tornarão bases móveis da internet das coisa’, interligados pela Microsoft Azure.


Foto: Divulgação/VW