Por Redação

A Toyota, que desde a década de 80 vêm desenvolvimento robôs para aperfeiçoamento de suas linhas de produção, relevou nesta terça-feira, 21, o T-HR3, seu robô humanoide de terceira geração. Projetado e desenvolvido pela Partner Robot Division, essa nova geração dispõe de tecnologias para gerenciar as interações físicas entre robôs e seus arredores, além de novo sistema remoto de manobras que espelha os movimentos do usuário no robô.

O T-HR3 é, em síntese, mais uma etapa das pesquisas da montadora sobre como as tecnologias avançadas podem ajudar a atender as necessidades de mobilidade únicas de cada pessoa. O T-HR3 representa uma evolução dos robôs humanoides da geração para uma plataforma com recursos capazes de auxiliar com segurança seres humanos em uma variedade de configurações, como em casa, instalações médicas, locais de construção, áreas atingidas por desastres e até mesmo no espaço.

“Os membros da equipe Partner Robot estão empenhados em usar a tecnologia no T-HR3 para desenvolver robôs amigáveis e úteis que coexistam com os humanos e os ajudem na vida cotidiana. As principais tecnologias desta plataforma ajudarão o desenvolvimento de robôs para proporcionar uma mobilidade cada vez maior para todos”, disse Akifumi Tamaoki, gerente geral da Partner Robot Division, que apresentará oficialmente o T-HR3 em feira de tecnologia de Tóquio, Japão, no fim deste mês.

O T-HR3 é controlado a partir de um sistema que permite que todo o corpo do robô seja operado instintivamente com controles capazes de mapear movimentos das mãos, dos braços e dos pés para o robô e um visor com display acoplado na cabeça que permite ao usuário enxergar a partir da perspectiva do robô. Os braços mestres do sistema dão ao operador uma amplitude de movimento total das articulações correspondentes do robô e os pés permitem que o operador caminhe parado na cadeira para mover o robô para a frente ou lateralmente.


Foto: Divulgação

George Guimarães
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!