A JCB, fabricante inglesa de equipamentos de construção e manipuladores telescópicos, em iniciativa inovadora, instalou um dos seus motores a combustão interna de hidrogênio em uma van Mercedes-Benz Sprinter. Com a adaptação, concluída em apenas duas semanas, a empresa tinha como proposta mostrar a facilidade do uso da tecnologia a hidrogênio em diferentes aplicações veiculares.

“Embora a conversão de vans não seja algo para a JCB incorporar em seu negócio, esse feito prova que há possibilidades, além das baterias, que podem funcionar de maneira muito efetiva”, resume em nota Anthony Bamford, presidente da companhia.

LEIA MAIS

JCB prepara terreno para novo mercado de máquinas no País

Não é a primeira vez que a empresa apresenta experiência semelhante. Anteriormente, um caminhão Mercedes-Benz na faixa de 7,5 toneladas também passou pelo processo.

O motor escolhido para funcionar na van é o mesmo de protótipos de máquinas de construção e agrícolas da empresa. A JCB conta mais de 70 motores a combustão interna de hidrogênio já fabricados e presentes em protótipos de carregadeiras, retroescavadeiras e manipuladores telescópicos.

O presidente da fabricante, o primeiro a dirigir a van, conta mais no vídeo abaixo (em inglês):


Foto: JCB/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!