Nem bem nasceram e cabos, plugs, wallbox e totens para carregamento de veículos elétricos já podem estar com os dias contados.

A ainda curta carreira desses dispositivos está ameaçada por sistema desenvolvido pela Mahle e reconhecido pela SAE International como uma solução global para rápida ampliação da infraestrutura de recarga em todo o mundo.

Na prática, é o mesmo recurso de indução adotado para carregamento de telefones celulares e já bastante difundido. No caso de carros elétricos, porém, bem mais potente e sofisticado.

O sistema indutivo, além de naturalmente eliminar cabos e a confusão de padrões de plugs, necessita apenas que o carro seja estacionado sobre uma bobina instalada no chão e que lá permaneça pelo tempo necessário ou desejado.

A SAE entende a Mahle conseguiu fechar a última lacuna na padronização do carregamento indutivo ao apresentar o DIPS, sigla para Differential Inductive Positioning System.

Ele cria um campo magnético, estabelece automaticamente conexão com o ponto de carregamento e, pelo painel do veículo, orienta o motorista para posicionar o carro no local ideal. O processo de carregamento começa automaticamente.

A ampla aplicabilidade do sistema, diz a Mahle, também possibilitará futuras aplicações móveis, como o carregamento por meio de bobinas de indução durante a condução.

LEIA MAIS

→ Mahle amplia Tech Center com Centro de Engenharia Américas para Filtros

→ CATL lança bateria de LFP de carregamento super-rápido


Foto: Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!