Por Redação

Pesquisa da Nissan no campo da mobilidade inteligente promete revolucionar a maneira como o motorista interage com os carros. Tecnologia chamada de Brain-to-Vehicle ou simplesmente B2V fará com que os veículos possam interpretar sinais do cérebro do motorista e, assim, antecipar reações como girar o volante ou reduzir a velocidade.

O motorista usa um dispositivo capaz de captar suas atividades cerebrais que são analisadas pelos sistemas autônomos do veículo. De acordo com a fabricante, o recurso permitirá gerar ações de 0,2 a 0,5 segundos mais rápidas que as do condutor, porém, sempre de maneira imperceptível.

A tecnologia é inédita no mundo e, segundo a Nissan, visa prever ações e detectar desconfortos do motorista com o objetivo de proporcionar uma condução mais agradável e segura. Será capaz, por exemplo, de alterar a configuração de dirigir quando de maneira autônoma ou ainda ajustar o ambiente interno do veículo para oferecer uma condição mais relaxante.

“Quando a maior parte das pessoas pensa em direção autônoma, o que vem à mente é uma visão muito impessoal do futuro, em que os seres humanos deixam de controlar as máquinas. Mas a tecnologia B2V faz exatamente o contrário, porque ela usa sinais emitidos pelo cérebro humano para tornar a experiência de dirigir mais atraente e agradável”, resume em nota o vice-presidente executivo da Nissan, Daniele Schillaci. “Com a Mobilidade Inteligente da Nissan estamos conduzindo as pessoas para um mundo melhor ao oferecer mais autonomia, mais eletrificação e mais conectividade.”

A Nissan apresentará as funcionalidades da nova tecnologia na CES 2018 (Customer Eletronics Show), feira focada em inovação que ocorrerá em Las Vegas, Estados Unidos, de 9 a 12 de janeiro.


Foto: Nissan/Divulgação

Décio Costa